Meninas.comp: transformando realidades de meninas e mulheres na computação

Authors

  • Maristela Holanda Universidade de Brasília
  • Aleteia Araujo

Keywords:

Computação, Mulheres, Inclusão, Diversidade de Gênero, extensão

Abstract

Problema: A subrepresentação feminina no setor de tecnologia pode ser considerada uma ameaça para uma sociedade justa, uma vez que a falta de diversidade neste setor gera produtos e serviços enviesados e propaga desigualdades em diferentes setores da sociedade. Motivação: Desta forma, o projeto Meninas.comp está alinhado com a Agenda 2030 para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 5 - Igualdade de Gênero, a qual tem sido discutida em diferentes setores da sociedade, incluindo a Universidade de Brasília (UnB). Metodologia: Este artigo apresenta os principais dados que envolvem a atuação há 14 anos do projeto Meninas.comp na UnB, com informações sobre atividades realizadas em mais de 10 escolas do Distrito Federal e do Goiás. Resultados: As ações são realizadas em escolas em escolas públicas, de ensino Fundamental e Médio e na UnB. Dentre as ações, o foco está em mostrar, de maneira lúdica, para as meninas, a atuação de uma profissional na área de Computação; e para as meninas da UnB, mostrar referências de mulheres na área. Conclusões: Embora as atividades necessárias para se atingir a igualdade de gênero sejam complexas, ações de conscientização acerca das atividades que podem ser desempenhadas na área da tecnologia são essenciais para abrir portas para muitas meninas e mulheres atuarem neste mercado de trabalho inovador e com tantas oportunidades. A sociedade mais justa só será atingida quando houver maior respeito à diversidade de opiniões e ideias.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Aletéia P.F. Araújo; CAPPELI, C. ; NAKAMURA, F. ; FRIGO, L. B. ; SALGADO, L. ; MORO, M. M. ; BRAGA, R. ; VIEGAS, R. . 7 Motivos para Você Promover a Diversidade de Gênero na TI. Computação Brasil, p. 41 - 44, 01 jun. 2021.

Castro, B. P., Soares, H. E., Schiavini, T. P., Holanda, M., & Araujo, A. (2024, July). Code. Ino: Construindo um Futuro Digital com o Protagonismo das Meninas em um Jogo para Programação. In Women in Information Technology (WIT) (pp. 410-415). SBC.

Hansen, L. A., Chagas, L. M., de Araújo, A. P. F., Borges, V. R., & Holanda, M. (2018, July). Análise Visual de Dados Educacionais: um Estudo de Gênero nos Cursos de Computação da Universidade de Brasília. In Anais do XII Women in Information Technology. SBC.

Holanda, Maristela, A. Araujo, M. E. Walter. Meninas.comp: Computação também é coisa de Menina! Revista Participação. Pg. 9-19. 2016.

Holanda, Maristela; Ramos, Guilherme; Mourão, Roberto; Araujo, Aleteia; Walter, Maria Emilia. Percepção das meninas do ensino médio sobre o curso de comutação no Distrito Federal no Brasil. IX Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación (LAWCC). 2017. Pg. 53-59.

HolandaA, M., Dantas, M., Couto, G., Correa, J. M., de Araújo, A. P. F., & Walter, M. E. T. (2017, July). Perfil das alunas no departamento de computação da universidade de brasília. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.

Holanda, M., & Araujo, A. (2019, July). Pós-graduação em Computação na Universidade de Brasília: Um grande desafio na diversidade de gênero. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 169-173). SBC.

Moro, M., Araújo, A., Cappelli, C., Nakamura, F., Frigo, L., Salgado, L., ... & Viegas, R. (2023). Motivos (7Ps) para Inclusão e Promoção da Diversidade de Gênero em TIC. 3ª Coletânea de Artigos-TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade-Tendências e Desafios. 1ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet do Brasil, 1, 369-404.

Souza, V., Holanda, M., Koike, C., & Araujo, A. (2023). An educational intervention for inclusion of deaf students in computing. In LAWCC@ CLEI (pp. 1-10).

Published

2024-11-21

How to Cite

HOLANDA, Maristela; ARAUJO, Aleteia. Meninas.comp: transformando realidades de meninas e mulheres na computação. Participação, [S. l.], v. 1, n. 42, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/55188. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.