DA CAPITAL FEDERAL AO NORDESTE BRASILEIRO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
From the Federal Capital to Brazil’s Northeast: Heritage Education in pandemic times
Keywords:
Educação Patrimonial, Isolamento Social, Redes SociaisAbstract
O presente artigo relata a ação conjunta de Educação Patrimonial entre as atividades de Extensão pertencentes a duas instituições de ensino com contextos distintos: o “Pé na Estrada”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade
de Brasília e o Núcleo de Extensão de Prática em Projetos de Edificações (NUPPE), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (RN), campus São Gonçalo do Amarante. As duas realidades aproximam-se de maneira colaborativa através do desenvolvimento de atividades on-line e materiais para famílias em isolamento social, na Semana PÉ+NUPPE. Como resultado, tor nou-se possível, portanto, uma viagem virtual em que o “Pé na Estrada” e o NUPPE exploram um pouco da produção arquitetônica potiguar, através dos “jogos sérios”, como meio de fortalecer a identidade cultural local e reforçar o papel social das duas instituições de ensino no momento de distanciamento social.
Downloads
References
Gurgel, A.P.C., Oliveira, A.I.D., Rodrigues, A.C.M., Silva, J.A.C., & Mendes, V.V. (2020). Pé em casa: educação patrimonial em tempos de isolamento social. Revista Com Censo: Estudos Educacionais Do Distrito Federal, 7(3), 170-177. Recuperado de http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/934
Gurgel, A. P. C. & Moreira, L. M. (2019) Ludocidade: Uso de Jogos e Videogames para o Urbanismo e o Planejamento Urbano. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, 8(2), 72-88.
Koch, C. & Lode, M. & Stohr, D. & Rizk, A. & Steinmetz, R. (2018). Collaborations on YouTube: From Unsupervised Detection to the Impact on Video and Channel Popularity. ACM Transactions on Multimedia Computing Communications and Applications, 14(4), 1-23. doi:10.1145/3241054
Lima, A., & Arrais, R (Diretores). (2019). A Província Moderna. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=no4vZVHUjBM
Martín-Barbero, J. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. 2006. In: Szlachta, Arnaldo M. S., Jr. & Ramos, M. E. T (2019). Possibilidades para a educação patrimonial por meio de games de realidade aumentada. Revista Métis: história & cultura.18(36), 97 - 119. Recuperado de http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7799
Youtube. Youtube Creator Academy. Colaboração. Recuperado de: https://creatoracademy.youtube.com/page/lesson/collaboration?hl=pt-br. Acesso em: 26 out. 2020
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Participação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.