Desafios para a seleção dos alunos participantes das operações do Projeto Rondon ”“ um relato de experiência da UFSCar

Authors

  • DENISE BALESTRERO MENEZES
  • ROCHELE AMORIM RIBEIRO

Keywords:

equipe multidisciplinar; processo seletivo; atividades em grupo

Abstract

A composição de equipes nas Instituições de Ensino Superior - IES para participação de Operações do Projeto Rondon é tema bastante complexo, visto que são oito alunos a atuarem em quatro áreas e em condições adversas. Os editais do Rondon para as operações determinam que o processo seletivo dos alunos deva ser conduzido pelas IES e cada uma define sua forma de seleção, que pode ser de diversas maneiras. Este artigo objetiva relatar experiência de seleção da equipe UFSCar, conjunto B, para atuação em Guajará Mirim na Operação Cinquentenário e compartilhar pontos positivos e negativos deste processo. A seleção da equipe contou com: inscrição e pesquisa individual sobre a cidade; dinâmica em grupos multidisciplinares definidos pelos coordenadores, que tiveram que apresentar em 24 horas propostas para as áreas de atuação sem o uso de recursos eletrônicos, valendo-se de sua criatividade. Selecionou-se dezessete graduandos que trabalharam conjuntamente até a viagem precursora; e a seleção final foi baseada nas sugestões dos integrantes. A metodologia foi eficiente, facilitando a percepção de postura, adaptabilidade e agilidade em grupo; os grupos desenvolveram atividades sem mídia eletrônica de forma criativa e comunicativa. O grupo maior possibilitou estabilidade mesmo com baixas ao longo do semestre.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BIER, M. L. Institucionalização do Projeto Rondon na UnC. Ágora: R. Divulg. Cient., Mafra, v. 16, n. 1, p. 92-98, 2009.
BRASIL, Ministério da Defesa. Projeto Rondon. EDITAL nº80/2016. Chamamento público do processo de seleção e da participação das instituições de ensino superior (les) para as operações de julho/2017, do Projeto Rondon, Operação "Rondônia Cinquentenário" e Operação "Serra do Cachimbo". Brasília, 2016. Disponível em: http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/downloads/categoria/42978/module/default. Acesso em 15 ago. 2017.
Emidio, S. C. D.; Almeida, A. G. A.; Landim, D. M. P.; Bezerra, F. C.; Silva, J. C. R.;
Bastos, L. D. Ma.; Santos, L. M.; Melo, M. C. P.; Brasil, M.; Barros, N. M. Uma experiência de vida no Projeto Rondon: a importância da extensão universitária no desenvolvimento social. Revista de Educação do Vale do São Francisco - REVASF Vol. 1 Nº 2 Abril de 2012.
FADISMA. Edital nº 006, de 13 de março de 2017. Programa Rondon-FADISMA:por uma educação humanística e cidadã: Operação Rondônia Cinquentenário - Julho de 2017. Disponível em: http://fadisma.com.br/editais/uploads/2016/11/edital-006-2017-fadisma-rondon-2017-completo.pdf. Acesso em: 14/08/2017.
FEIDEN, A., LISBÔA, E. A Experiência de Institucionalização do Projeto Rondon na UNIOESTE: 2005 A 2009. Revista Varia Scientia, v.09, n.15, p. 67-74, 2010.
PASQUALINI, J. C.; MARTINS, F. R.; MIGUEL, R C. O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 2, abr-jun, 2016.
UFRGS - Pró-Reitoria de Extensão - Núcleo de Extensão Rondon. Edital de seleção de alunos para o Projeto Rondon-UFRGS Operação Serra do Cachimbo ”“ julho de 2017. Disponível em: http://www.ufrgs.br/prograd/edital-de-selecao-de-alunos-para-o-projeto-rondon-ufrgs-operacao-serra-do-cachimbo-2013-julho-de-2017. Acessado em 15/08/2017.

Published

2019-07-26

How to Cite

MENEZES, DENISE BALESTRERO; RIBEIRO, ROCHELE AMORIM. Desafios para a seleção dos alunos participantes das operações do Projeto Rondon ”“ um relato de experiência da UFSCar. Participação, [S. l.], v. 1, n. 32, p. 22–29, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24086. Acesso em: 18 may. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.