Cine-debate online: o projeto Em Cena frente a pandemia de COVID-19

Autores

  • Ana Luiza Rodrigues de Souza Graduanda em Terapia Ocupacional, Universidade de Brasília (UnB)
  • Patricia De Souza Rezende Anderle Doutora em Saúde Pública e Professora da Faculdade de Ceilândia (FCE) - Universidade de Brasília
  • Érica Quináglia Silva Doutora em Sociologia, Demografia e Antropologia Social, Pós-doc em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. É professora associada no Curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia (FCE) - Universidade de Brasília.

Palavras-chave:

Cinema. COVID-19. Cultura. Debate. Universidade.

Resumo

O projeto de extensão “Em cena: Saúde e Sociedade”, vinculado a Universidade de Brasília (UnB), surgiu com o objetivo de fomentar a discussão e reflexão crítica sociopolítica e cultural através de cine-debates. Entretanto, frente às circunstâncias emergenciais provocadas pelo vírus SARS-COV-2, o projeto precisou elaborar novas estratégias para garantir a continuidade das atividades, fazendo cumprir o papel social da universidade dentro da comunidade externa. No contexto pandêmico, o projeto optou por realizar suas atividades de forma remota e à distância, utilizando plataformas digitais e redes sociais para organizar, elaborar e promover as discussões.

Apesar dos obstáculos enfrentados durante esse percurso, o projeto foi capaz de alcançar o seu objetivo ao aproximar a universidade e a comunidade em um diálogo plural e crítico sobre temas relevantes no contexto sociopolítico e cultural da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTAR, M. & BITTAR, M. Os movimentos estudantis na história da educação

e a luta pela democratização da universidade brasileira. Rev. Cient., São Paulo.

143-159. 2014. https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4346

CAMACHO., A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19:

novas experiências e desafios. [editorial] Online Brazilian Journal of Nursing

(4), pp. 1-4. 2020. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/03/1145525/

-pt.pdf

CAVALCANTE, J. R., CARDOSO-DOS-SANTOS, A. C., BREMM, J. M., LOBO,

A. DE P., MACÁRIO, E. M., OLIVEIRA, W. K. DE, & FRANÇA, G. V. A. DE.

COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20

de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29(4). 2020. https://dx.doi.

org/10.5123/s1679-49742020000400010

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Portaria Nº 343, de 17 de Março de 2020. Brasília,

DF: Ministério da Educação. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-

n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

FARIAS, L. A. B. G., GOLARES, M. P., BARRETOTI, F. K. DE. A., & CAVALCANTI,

L. P. DE. G. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19:

impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Medicina

de Família e Comunidade. 15(42). 2020. https://doi.org/10.5712/rbmfc15(

2455

FERREIRA, O. A. Extensão universitária: possibilidades e intencionalidades

no contexto pandêmico marcado pelo Coronavírus. Rev. Participação

(35) 9-10. 2021. https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/issue/

view/2233

FERNANDES, M. C., SILVA, L. M. S. DA., MACHADO, A. L. G. & MOREIRA,

T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das

comunidades circunvizinhas. Educação em Revista [online]. (28)4 169-194.

https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007

GRANJEIRO, É. M., MUSSE, J. O., PEIXOTO, T. M., NUNES, I. V., SOARES,

I. M. S., SILVA, I. C. O. CARVALHO, T. B., & DIAS, Y. O. Estratégias de ensino

à distância para a educação interprofissional em saúde frente à pandemia COVID-

Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v 9 (Esp.1), pp. 591-602.

https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p591a602

GUSSO, H., L., ARCHER, A. B., LUIZA, F. B., SAHÃO, F. T., LUCA, G. G. DE.,

HENKLAIN, M. H. O., PANOSSO, M. G., KIENEN, N., BETRAMELLO, O.,

& GONÇALVEZ V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à

gestão universitária. Revista Educação & Sociedade. v. 41. 2020. https://doi.

org/10.1590/ES.238957.

IMPERATORE, S. L. B. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária

sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. Revista EaD em Foco 10 (1).

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858

MELO, J. A. C. DE., DILVA, DA, C., ALVEZ, M. L. DE. S., LAURINDO, M., &

FIN, A. P. C. Extensão universitária na pandemia de COVID-19: projeto radiologia

na comunidade, o uso da rede social e ambiente virtual de aprendizagem.

Saberes plurais: Educação na saúde 4(2) 49-60. 2020. https://seer.ufrgs.br/

saberesplurais/article/view/108759/60000

MELLO, A. F. DE., FILHO, N. DE. A., & RIBEIRO, R. J. Por uma universidade

socialmente relevante. Revista do programa de pós-graduação em educação

- FURB 4(3). 2009. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/issue/

view/147

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano nacional de extensão universitária: edição

atualizada. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas

Brasileiras e SESu / MEC. Brasil. 2000/2001. http://www.prae.ufrpe.br/

sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 7 de 18 de Dezembro de 2018.

Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Brasil. http://

portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=

-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 356, de Março de 2020. Brasil.

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20

n%C2%BA%20356-20-MS.htm#:~:text=Portaria%20n%C2%BA%20

%2D20%2DMS&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20regulamenta%-

C3%A7%C3%A3o%20e,coronav%C3%ADrus%20(COVID%2D19).

NUNES, R., K, S., MACIEL, G. A. DOS. S., ALMEIDA, E. B., GUEDES, M. R., &

HENN, R. Desafios e adaptações da extensão universitária em tempos de pandemia:

relato de experiência. Revista Ciência Plural, 7(1), pp. 211-223.2021.

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n1ID23003

OLIVEIRA, P. M. P. DE., PAGLIUCA, L. M. F., MARIANO, M. R., & REBOUÇAS,

C. B. DE. A. Uso do filme como estratégia de ensino-aprendizagem sobre

pessoas com deficiência: percepção de alunos de enfermagem. Esc. Anna

Nery (impr.) 16 (2):297-305. 2010. https://www.scielo.br/j/ean/a/7KYQYS-

zwwTSDK4Qn8tDXmM/?lang=pt&format=pdf

OLIVEIRA, W. K. DE, DUARTE, E., FRANÇA, G. V. A. DE, & GARCIA, L. P.

Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde,

(2). 2020. https://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000200023

PIRES, M. R. Cidadania comunicativa e midialização na recepção de cinema

com debate. Revista Extraprensa, 10(2), 116-132. 2017. https://doi.

org/10.11606/extraprensa2017.122610

SANTOS, J. H. DE S., ROCHA, B. R., & PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária

e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão

Universitária 7(1), pp. 23-28. 2016. https://doi.org/10.36661/2358-0399.

v7i1.3087

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB. Covid-19: UnB em ação, 2020/2021.

http://repositoriocovid19.unb.br/tipo-da-proposta/extensao/?view_mode=

masonry&perpage=12&paged=1&order=DESC&orderby=date&fetch_only=

thumbnail%2Ccreation_date%2Ctitle%2Cdescription&fetch_only_meta=&

taxquery%5B0%5D%5Btaxonomy%5D=tnc_tax_110&taxquery%5B0%-

D%5Bterms%5D%5B0%5D=7&taxquery%5B0%5D%5Bcompare%5D=IN

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB. Informa sobre suspensão de atividades

presenciais na UnB. UnB Notícias. 12 março, 2020. https://noticias.unb.

br/69-informe/3996-informe-sobre-suspensao-de-atividades-presenciais-

-na-unb

VASCONCELOS-SILVA, P. R. Análise de conteúdo de nuvens de palavras

produzidas na comunidade virtual “hepatite c”. V Seminário Internacional de

Pesquisa e Estudos Qualitativos, Foz do Iguaçu: junho, 2018. https://sepq.

org.br/eventos/vsipeq/documentos/53636490710/20

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, Ana Luiza; DE SOUZA REZENDE ANDERLE, Patricia; QUINÁGLIA SILVA, Érica. Cine-debate online: o projeto Em Cena frente a pandemia de COVID-19. Participação, [S. l.], v. 1, n. 38, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/46818. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.