Projeto Boletim Dor on Line: Projeto educacional desenvolvido dentro das atribuições de um Projeto de Extensão de Ação Continuada, Universidade de Brasília
Palavras-chave:
Dor. Divulgação científica. Educomunicação. Saúde. Aprendizagem.Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever as contribuições educacionais do projeto de extensão Boletim Dor on line, enquanto ação de Comunicação na área da Saúde e Estudo da Dor. Será discutida a qualificação das ações realizadas como educomunicação, assim como a relevância destas para a formação interprofissional de profissionais da Saúde da Faculdade de Ceilândia. O impacto da ação de divulgação científica também será discutido, sua abrangência e relevância para a disseminação do Estudo da Dor.
Downloads
Referências
BATISTA, S. H. S. DA S.; GERAB, I. F. DA S.; BATISTA, N. A. A. Interdisciplinaridade como princípio educativo em uma proposta de educação interprofissional em saúde : olhares docentes. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.
BRIGGS, E.; CHAMBERLAIN, D. Advancing the Provision of Pain Education and Learning (APPEAL). Pain management, v. 4, n. 1, p. 23-6, 2014.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. supl, p. 1-12, 2010.
CAVALCANTI, C. C. B. A comunicação científica nos espaços de educação não formais. Revista Eca, v. 17, n. 2, p. 23-30, 2012.
FISHMAN, S. M.; YOUNG, H. M.; LUCAS ARWOOD, E.; et al. Core competencies for pain management: results of an interprofessional consensus summit. Pain medicine, v. 14, n. 7, p. 971-81, 2013.
GILBERT, J. H. V; YAN, J.; HOFFMAN, S. J. A WHO report: Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Journal of Allied Health, v. 39, n. SUPPL. 1, p. 196-197, 2010.
IASP. Interprofessional Pain Curriculum Outline. Disponível em: <http://www.iasppain.org/Education/CurriculumDetail.aspx?ItemNumber=2057>. Acesso em: 2 jun 2015.
LOIOLA, L.; ZANCUL, M. D. S.; BIZERRIL, M. X. A. Uso de textos de divulgação científica no desenvolvimento de temas de Educação em Saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.
NASCIMENTO, P. G. B. D.; FUNEZ, M. I. 10 anos de DOL. Dor On Line, v. 10, n. 121, p. 1-2, 2010.Disponível em: <http://www.dol.inf.br/Html/EditoriaisAnteriores/Editorial121.pdf> Acesso em: 02 Jun 2015.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The theory underlying concept maps and how to construct and use them. Práxis Educativa. [S.l.]: Universidade Estadual de Ponta Grossa. Disponível em:
<http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3251296&info=resumen&idioma=ENG>. Acesso em: 31 ago 2015.
SOARES, I. D. O. Educação, Educomunicação e Educação Midiática : vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. Comunicação & Educação, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014.
VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da Educação em Saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de uma nova perspectiva. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.