Proposta de requalificação e desenvolvimento do turismo cultural da rua dos Alfarrábios no centro da cidade de Maceió-AL

Autores

  • Ana Paula Marinho de Carvalho Guedes CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Hanah Maria Torres de Melo CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

Palavras-chave:

prática universitária; extensão; arquitetura e urbanismo

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de relatar um trabalho de extensão universitária que se intitula "Projeto Circuito da Leitura, um Passeio Cultural" e se define em uma proposta de reestruturação da área urbana, que corresponde às quadras das Ruas: Pontes de Miranda (Rua dos Alfarrábios “Paredão da Assembleia”), Barão de Atalaia e Rua do Imperador, Centro da cidade de Maceió-AL e tem como objetivo contribuir com estudos para uma requalificação sustentável das áreas subutilizadas das referidas ruas, como um dos caminhos para dinamizar a área, e mais um, Polo de Cultura no Centro da cidade de Maceió para incentivo às artes, cultura e à leitura. A pesquisa de base foi realizada por meio de autores que trabalham com os princípios de sustentabilidade, com os conceitos de arquitetura efêmera e ocupação de espaços públicos, considerando princípios de design, cultura, saberes e identidades, bem como a resistência e apropriação do lugar com suas práticas e diversidades culturais. Foram investigados dados históricos de ocupação urbana; do esvaziamento das áreas centrais e da ocupação dos alfarrábios. O Plano Diretor da referida cidade (LEI MUNICIPAL Nº 5486 de 30/12/2005) em especial as Subseções II - Do Plano Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e III Das Zonas Especiais de Preservação Cultural foram objeto de metodologia para serem avaliadas também, sendo assim estudado propostas que objetivassem a requalificação do Centro, a partir de um trabalho extensionista de caráter Universitário mas com a consciência de que a prática e teoria universitária pode sim estar aliada ao caráter de extensão. Este trabalho apresenta, como resposta final, uma proposta de intervenção arquitetônica e urbana, promovendo o desenvolvimento turístico e cultural para a área em questão visando beneficiar não só a concentração dos comerciantes de livros usados, como também torna-lo um ponto turístico para a população no Centro de Maceió.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

GUEDES, Ana Paula Marinho de Carvalho; MELO, Hanah Maria Torres de. Proposta de requalificação e desenvolvimento do turismo cultural da rua dos Alfarrábios no centro da cidade de Maceió-AL. Participação, [S. l.], n. 28, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/16932. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.