Proposta de requalificação e desenvolvimento do turismo cultural da rua dos Alfarrábios no centro da cidade de Maceió-AL
Palavras-chave:
prática universitária; extensão; arquitetura e urbanismoResumo
O presente artigo tem a finalidade de relatar um trabalho de extensão universitária que se intitula "Projeto Circuito da Leitura, um Passeio Cultural" e se define em uma proposta de reestruturação da área urbana, que corresponde à s quadras das Ruas: Pontes de Miranda (Rua dos Alfarrábios “Paredão da Assembleia”), Barão de Atalaia e Rua do Imperador, Centro da cidade de Maceió-AL e tem como objetivo contribuir com estudos para uma requalificação sustentável das áreas subutilizadas das referidas ruas, como um dos caminhos para dinamizar a área, e mais um, Polo de Cultura no Centro da cidade de Maceió para incentivo à s artes, cultura e à leitura. A pesquisa de base foi realizada por meio de autores que trabalham com os princípios de sustentabilidade, com os conceitos de arquitetura efêmera e ocupação de espaços públicos, considerando princípios de design, cultura, saberes e identidades, bem como a resistência e apropriação do lugar com suas práticas e diversidades culturais. Foram investigados dados históricos de ocupação urbana; do esvaziamento das áreas centrais e da ocupação dos alfarrábios. O Plano Diretor da referida cidade (LEI MUNICIPAL Nº 5486 de 30/12/2005) em especial as Subseções II - Do Plano Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e III Das Zonas Especiais de Preservação Cultural foram objeto de metodologia para serem avaliadas também, sendo assim estudado propostas que objetivassem a requalificação do Centro, a partir de um trabalho extensionista de caráter Universitário mas com a consciência de que a prática e teoria universitária pode sim estar aliada ao caráter de extensão. Este trabalho apresenta, como resposta final, uma proposta de intervenção arquitetônica e urbana, promovendo o desenvolvimento turístico e cultural para a área em questão visando beneficiar não só a concentração dos comerciantes de livros usados, como também torna-lo um ponto turístico para a população no Centro de Maceió.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.