Com a cidade nas mãos.
dar a ver o que de outra forma não se vê. Fundos documentais do Arquivo Municipal de São Paulo e a Coleção Ramos de Azevedo da Biblioteca da FAUUSP.
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.17Palavras-chave:
Arquitetura, Urbanização, Coleções, DigitalizaçãoResumo
Duas preciosas coleções de desenhos arquitetônicos e negativos de vidro permitem redesenhar a cidade de São Paulo em processo de escrita e reescrita ao longo do tempo. O presente artigo versa sobre as potencialidades heurísticas da Série Obras Particulares e do Fundo Ramos de Azevedo, Severo & Villares do Arquivo Municipal, em paralelo à coleção de desenhos e negativos de vidro do mesmo escritório da Biblioteca da FAUUSP. Indiretamente versa sobre os desafios da digitalização e informatização de acervos de arquitetura no Brasil, revelando a imperativa necessidade da extroversão e democratização de coleções dessa natureza para a renovação do olhar sobre a História da Urbanização e da Arquitetura das cidades.
Downloads
Referências
Relatório Técnico do Projeto de Recuperação, Conservação e Reprodução de Negativos de Fotos do Setor Audiovisual do Serviço de Biblioteca e Informação/ FAUUSP, 1995/1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).