Análise da demanda do estudo em sustentabilidade e o impacto na vida de profissionais pós REABILITA
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.18Palavras-chave:
Sustentabilidade, Arquitetura sustentável, Ensino de sustentabilidade, Formação profissionalResumo
A Sustentabilidade é um conceito relativamente novo e o ensino das diretrizes sustentáveis nos currículos acadêmicos de graduação ainda é uma barreira na formação dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A necessidade de conhecimentos técnicos acerca da sustentabilidade gera demanda por cursos de pós-graduação com ênfase nesta temática. Diante desta problemática surgiu o REABILITA, que além de trabalhar este assunto tão necessária na atualidade, oferece a metodologia de Ensino a Distância que democratiza o estudo da sustentabilidade e abrange alunos de todo o Brasil e também do exterior. Assim, este trabalho objetiva entender o perfil daqueles que fizeram o curso e quais os impactos em suas vidas profissionais depois do estudo a respeito do tema. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um questionário aos ex-alunos do REABILITA para investigar os motivos da demanda e as impressões acerca do curso, bem como as mudanças nas atividades e vida dos profissionais. Observou-se, a partir dos relatos, que os ex-alunos melhoraram a prática profissional, e que os mesmos tem se qualificado por todo o país. Consequentemente, têm melhorado a atuação e ensino da Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis. A metodologia EAD é fundamental e grande facilitadora deste cenário.
Downloads
Referências
BARRETO, M. M.; SALGADO, M. S. (2001). O ensino de arquitetura e a metodologia prática na produção do conhecimento na FAU/ UFRJ. II Encontro Latino Americano sobre ambiente construído, São Pedro, Brasil, Novembro 2001;
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Gerais Portaria Nº 1.770 - MEC, 21 de Dezembro de 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ar_geral.pdf Acesso em 12 de junho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância? 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 26 de Junho de 2020.
BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our common future: The World Commission on Environment and Development. Oxford: Oxford University, 1987;
CORBELLA, O. D.; YANNAS, S. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003;
CORDEIRO, Caio Nogueira Hosannah. A Reforma Lucio Costa e o Ensino da Arquitetura e do Urbanismo da ENBA À FNA (1931”1946). IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” Universidade Federal da Paraíba ”“ João Pessoa ”“ 31/07 a 03/08/2012 ”“ Anais Eletrônicos ”“ ISBN 978-85-7745-551-5
DOURADO, Brenda M. Sobre o ensino da sustentabilidade ambiental nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: avaliação e subsídios. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, DF, 233p. Brasília, 2015;
FORMIGA, M. Educação Superior, Educação a Distância e Educação Corporativa In: Seminário Bayma-FGV, Julho 2008, Rio de Janeiro: FGV Rio;
FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. 2ª edição, São Paulo, Annablume, Fapesp, 2008;
IPEA, INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. História - Rio-92. 2009, Ano 7, Edição 56 - 10/12/2009 ”“ Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2303:catid=28&Itemid=23. Acesso em 22 de maio 2020.
LaSUS. Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo. Metodologia do Curso REABILITA. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ”“ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. Disponível em: https://www.lasusunb.com/metodologia-do-curso.html Acesso em 25/06/2020
LaSUS. Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo. Vamos reabilitar nossos lugares? Livreto informativo do REABILITA 10. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. 2020.
MALHEIROS, Tadeu Fabrício. Pérez, Mario Alejandro. Sampaio, Carlos Alberto Cioce. Zuñiga, Christian Henríquez. Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 10, n. 21, p. 537 - 552, Outubro de 2013.
OLIVEIRA, F. B. Considerações sobre Educação a Distância no Ensino Superior. A Experiência da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro. 2009.
ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 5-16 de Junho de 1972.
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura Bioclimática do Espaço Público. UnB, Brasília, 2001.
ROMÉRO, Marcelo de Andrade. Retrofit e APO ”“ Conforto Ambiental e Conservação de Energia / Eficiência Energética. Material Didático do curso de pós-graduação REABILITA, FAU-UnB, 2007.
SOUSA, Maria de Fátima Guerra de. Aprender a Aprender na Educação a Distância. Material Didático do curso de pós-graduação REABILITA, FAU-UnB, 2006.
VILLELA, Dianna Santiago. A sustentabilidade na formação atual do arquiteto e urbanista / Dianna Santiago Villela. Orientador: Roberto Luís de Melo Monte ”“ Mór. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).