Construção e estruturação da cidade

O traçado urbano de Blumenau-SC como rede de espaços públicos

Autores

  • Karol Diego Carminatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Almir Francisco Reis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n27.2020.10

Palavras-chave:

Urbanidade; traçado; integração.

Resumo

Recentemente a discussão acerca das qualidades urbanas das cidades tem se tornado mais frequente e o espaço público surge como um dos principais temas neste debate. Com ele um importante conceito aparece, o de urbanidade, tentando identificar como uma cidade pode ser acolhedora para seus habitantes e transeuntes. Considerando que as ruas são parte fundamental do espaço público de uma cidade, propomos investiga-la a partir de uma questão: Poderia o traçado urbano ser um agente propiciador de urbanidade? Partindo de leituras com diversas abordagens metodológicas propusemos analisar Blumenau, importante cidade de Santa Catarina, para compreender o papel do traçado e suas implicações na vida urbana. Analisando o processo de crescimento urbano através da teoria da sintaxe espacial, identificamos que a urbanidade da cidade se modificou ao longo da história deslocando-se fisicamente e configurando uma nova dinâmica de relações sócio-espaciais que indicam o surgimento de um possível “novo centro” para a cidade, situado ao norte do centro histórico consolidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karol Diego Carminatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Karol Carminatti é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestre e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também é pesquisador do grupo “Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais”. Foi diretor de Projetos e Planejamento Urbano na Prefeitura Municipal de Guabiruba atuando conjuntamente como presidente do CONCIDADES (conselho de desenvolvimento urbano) no município. Atualmente é Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). É sócio fundador da Rector Soluções para Cidades e ocupa a cadeira número 10 na Academia de Letras do Brasil/ SC, Seccional Guabiruba.

Almir Francisco Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002), com estágio-sanduíche junto à Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona. Pós-doutorado junto à Universidade Politécnica da Catalunha, 2013-2014. Trabalhou no período de 1984 a 1995 junto a empresas públicas e à iniciativa privada, tendo desenvolvido projetos arquitetônicos, urbanos e ambientais diversos, entre os quais destacam-se estudos de recomposição do território atingido por empreendimentos hidrelétricos, planos diretores e projetos de edificações habitacionais e comerciais. Premiação em concursos nacionais de Arquitetura e Urbanismo: Núcleo Urbano Campinas - SP (1990), Parque Ecológico Norte - Brasília - DF (1991). Desde 1994 é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, dedicando-se ao ensino de Arquitetura e Urbanismo na graduação e na pós-graduação. Exerceu a Chefia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC nos anos de 2005 e 2006 e Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade nos anos de 2008 a 2010. É consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem realizado inúmeros trabalhos de pesquisa, que têm como preocupações fundamentais o estudo de conceitos, métodos e instrumentos para o entendimento, a qualificação e a proposição do espaço urbano, seus processos de transformação e suas implicações sociais e ambientais. Integrante do Grupo de Pesquisa "Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais"

Referências

AGUIAR, D. e NETTO, V. (2012) Urbanidades. Rio de Janeiro: Ed. Letra e Imagem

HILLIER, B.; HANSON, J. (1984) The Social Logic of Space. Cambridge: Cambridge University Press.

HILLIER, Bill. The architecture of the urban object. Ekistics: the problems and science of human settlements. (1989) Atenas: The Athens Centre for Ekistics, v. 56, n.334/335, p. 5-21.

HILLIER, B. (2009), ‘Spatial sustainability in cities: Organic patterns and sustainable forms’. In: Koch, D., Marcus, L. and Steen, J. (eds.), Proceedings of the Seventh International Space Syntax Symposium, Stockholm: Royal Institute of Technology, p.K01.1-K01.20.

JACOBS, J. (2011) Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes

LYNCH, K. (2006) A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes.

MEDEIROS, Valério A. S. de. (2006) Urbis Brasilae, ou sobre Cidades do Brasil: Inserindo assentamentos urbanos do país em investigações configuracionais comparativas. Tese (doutorado), Brasília: UnB

PEPONIS, J. (1989) Espaço, Cultura e Desenho Urbano no Modernismo Tardio e Além Dele. Ekistics, v.56, n.334/5, pp.93-108. (Tradução: Frederico de Holanda).

PEPONIS, J. (1992) Espaço, Cultura e Desenho Urbano. Arquitetura e Urbansimo, ano 8, n.41, abr./mai. pp. 78-83.

PENN, A.; HILLIER, B.; BANISTER, D.; XU, J. (1998) Configurational modelling of urban movement networks. Environment and Planning B: Planning and Design, V. 25, n. 1, p. 59-84.

PELUSO, V. A. (1956) Tradição e Plano Urbano. Cidades portuguesas e alemãs no estado de Santa Catarina. Boletim Geográfico p. 325: IBGE

REIS, A. (1993). Forma e Apropriação dos Lugares Públicos: Um estudo sintático do centro de Florianópolis. Brasília: UNB.

SIEBERT, C. (1999) A evolução urbana de Blumenau: o (des)controle urbanístico e a exclusão sócio-espacial. Santa Cataria: UFSC.

TENÓRIO, G. S. (2012). Ao desocupado em cima da ponte. Brasília, arquitetura e vida pública. Brasília: UNB.

Downloads

Publicado

08-05-2020

Como Citar

Carminatti, K. D., & Reis, A. F. (2020). Construção e estruturação da cidade: O traçado urbano de Blumenau-SC como rede de espaços públicos. Paranoá, 13(27), 171–185. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n27.2020.10

Edição

Seção

Projeto e Planejamento

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.