Impacto do desenho da malha viária na mobilidade urbana

Autores

  • Ana Paula Borba Gonçalves Barros
  • Luis Miguel Garrido Martínez
  • José Manuel Caré Baptista Viegas
  • Paulo Cesar Marques da Silva
  • Frederico Rosa Borges de Holanda

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n9.2013.12290

Palavras-chave:

Configuração espacial, Sintaxe espacial, Caminhabilidade

Resumo

O artigo explora o desempenho de diferentes malhas viárias de modo a apresentar quais variáveis estão mais presentes em cada tipo de malha criando diretrizes para a composição de um índice de caminhabilidade. São utilizados três bairros de Lisboa como estudos de caso: (a) Campo de Ourique ”“ cuja malha é regular ”“ (b) Graça ”“ caracterizado pela irregularidade ”“ e (c) Telheiras ”“ cujo desenho apresenta características contemporâneas. Verificou-se que a malha regular apresenta maior homogeneidade viária, menor índice de conversão e maior média de integração, enquanto a malha contemporânea apresentou o pior desempenho e a malha orgânica, por sua vez, uma posição intermediária.

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Publicado

20-12-2013

Como Citar

Barros, A. P. B. G., Martínez, L. M. G., Viegas, J. M. C. B., Silva, P. C. M. da, & Holanda, F. R. B. de. (2013). Impacto do desenho da malha viária na mobilidade urbana. Paranoá, 6(9). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n9.2013.12290

Edição

Seção

Projeto e Planejamento