Françoise Choay
Proposições sobre a autenticidade
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.05Mots-clés :
Françoise Choay, Autenticidade, Monumento, Monumento Histórico, RestauraçãoRésumé
Este texto aborda as proposições de Choay sobre a autenticidade, a partir de seu escrito publicado em 1995. Este artigo tem por intuito pontuar alguns temas, e não os esgotar, direcionando-os mais explicitamente para o campo disciplinar do restauro. Para tanto, primeiramente, são abordados aspectos de como a autenticidade foi entendida na Carta de Veneza e as dúvidas que gerou. Depois, são examinadas as noções de monumento e monumento histórico e suas relações com as visões culturais do tempo. A seguir, centra-se sobre aspectos das proposições de Choay sobre autenticidade, evidenciando a necessidade de análise rigorosa e crítica para enfrentar as questões. Evidencia-se a visão da autora de que a função memorial, a memória viva, deve também ser mobilizada para os monumentos históricos, para que não haja perda da competência de edificar, de estruturar a paisagem e de habitar no espaço e no tempo. Por fim, são apresentadas considerações de como essa discussão pode contribuir para a reflexão atual sobre a restauração.
Téléchargements
Références
AGOSTINHO DE HIPONA. Confissões. Livro XI. Tradução de Cristiane Abbud Ayoub e Moacyr Novaes. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, s.d. Disponível em: https://bit.ly/33hPVX7. Acesso em: 30 set. 2020.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia: Ateliê, 2004.
CARBONARA, Giovanni. Avvicinamento al restauro. Napoli: Liguori, 1997.
CARBONARA, Giovanni. È proprio necessaria una ‘nuova teoria’ del restauro? Considerazioni sul volume de Salvador Muñoz Viñas. Opus: quaderno di storia architettura restauro disegno, Pescara, n. 2, p. 163-180, 2018.
CARSALADE, Flavio de Lemos. Pedra e o tempo: a arquitetura como patrimônio cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2018.
CARTA de Veneza: carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos históricos. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 22, p. 106-107, 1987.
CHASTEL. Restauration et avenir du patrimoine. Les Monuments historiques de France, Paris, numéro hors-série, p. 102-108, 1977.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2001.
CHOAY, Françoise. A propos de culte et des monuments. In: RIEGL, Alois. Le culte moderne des monuments. Son essence et sa genèse. Paris: Seuil, 1984, p. 7-20.
CHOAY, Françoise. Introduction. In: GIOVANNONI, Gustavo. L’urbanisme face aux villes anciennes. Paris: Seuil, 1998, p. 7-32.
CHOAY, Françoise. Patrimonio e globalizzazione. Firenze: Alinea, 2012.
CHOAY, Françoise. O Patrimônio em questão. Antologia para um combate. Tradução de João Gabriel Alves Domingos. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.
CHOAY, Françoise. Sept propositions sur le concept d’authenticité et son usage dans les pratiques du patrimoine historique. In: UNESCO; ICCROM; ICOMOS. Nara Conference on Authenticity. Paris: UNESCO, 1995, p. 101-120.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. Belo Horizonte: UFMG, 2017.
DOGLIONI, Francesco. Nel Restauro: progetti per le architetture del passato. Venezia: Marsilio, 2008.
ERMENTINI, Marco. La risposta di Ulisse a Calipso. In: ESPOSITO, Daniela; MONTANARI, Valeria (orgs.). Realtà dell’architettura fra materia e immagine. Per Giovanni Carbonara: studi e ricerche. Roma: L’Erma di Bretschneider, 2020, p. 133-134.
HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Ascensión. Un mundo de clones? La fascinación posmoderna por la reconstrucción arquitectónica. Gremium, Ciudad de México, v. 6, n. 11, p. 80-92, 2019.
ICOMOS-Wallonie. La Charte de Venise 30 ans plus tard. Namur: ICOMOS-Wallonie, 1994, p. 74.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Notas sobre a Carta de Veneza. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 287-320, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2Gci3Cg. Acesso em: 20 set. 2020.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro. 2. ed. Cotia: Ateliê: Fapesp, 2018.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
LEMAIRE, Raymond. Authenticité et patrimoine monumental. Restauro, Napoli, n. 129, p.7-24, 1994.
LEMAIRE, Raymond. Icomos: un regard en arrière, un coup d’œil en avant. Liège: Commission Royale de Monuments et Sites, 1999.
LIRA, Flaviana B. Patrimônio cultural e autenticidade: montagem de um sistema de indicadores para o monitoramento. Recife: EdUFPE, 2010.
LORETTO, Rosane Piccolo. As [Des]venturas da Integridade no Patrimônio Mundial. 2016. Tese (Doutorado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MAGAR, Valerie (Org.). Conversaciones... con Françoise Choay. México DF, n. 10, 2020. Número Monográfico.
MAYUMI, Lia. Monumento e autenticidade. Dissertação (Mestrado). 1999. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MUÑOZ VINÃS, Salvador. Teoría contemporánea de la restauración. Madrid: Síntesis, 2004.
PANE, Andrea. Drafting of the Venice Charter: historical developments in conservation. Dublin: Icomos Ireland, 2011.
PANE, Roberto. Attualità e dialettica del restauro. Chieti: Marino Solfanelli, 1987.
PANE, Roberto. Conférence introductive. ICOMOS. Il monumento per l’uomo. Atti del II Congresso Internazionale del Restauro. Venezia 25-31 maggio 1964. Padova: ICOMOS - Marsilio, 1971, p. 1-12.
PANE, Roberto. Il convegno di Parigi sulla Carta di Venezia: interventi e note critiche di Roberto Pane. Restauro, Napoli, n. 27, p. 105-108, 1976.
PANE, Roberto. Il restauro dei Monumenti e la Chiesa di S. Chiara in Napoli. In: PANE, Roberto. Architettura e arti figurative. Venezia: Neri Pozza, 1948, p. 7-20.
PHILIPPOT, Paul. La notion de patine et le nettoyage des peintures. Bulletin de l'Institut Royale du Patrimoine Historique, Bruxelles, v. 9, p. 138-143, 1966.
ROVELLI, Carlo. A ordem do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
UNESCO. The Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention, 2021. Disponível em: https://whc.unesco.org/en/guidelines/. Acesso em: 14 Fev. 2023.
VARAGNOLI, Claudio. Giovannoni nella casa natale di Croce; con alcune riflessione sull’eredità di Roberto Pane. In: CASIELLO, Stella; PANE, Andrea; RUSSO, Valentina (Orgs.). Roberto Pane tra storia e restauro: architettura, città, paesaggi. Venezia: Marsilio, 2010, p. 138-142.
VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália; LIRA, Flaviana. Há algo a temer na “Teoria da Restauração” de Brandi? O mito paralisante do medo. Paranoá, Brasília, n. 25, p. 83-93, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2HLEkaz. Acesso em: 30 set. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).