A Arte Decorativa de Ontem

táticas e concepções projetuais de Le Corbusier na sua fase purista

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.01

Mots-clés :

Le Corbusier, Síntese das Artes, Obra de Arte Total, deslocamento de conceitos, métodos de projeto

Résumé

Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, desenvolveu e apresentou sua compreensão muito particular do ambiente construído, do interior do lar à metrópole, em textos, croquis, maquetes, projetos e obras construídas. Na sua formulação muito característica da Síntese das Artes, Corbusier refundia e redistribuía os atributos de cada área, cada arte, cada disciplina: com a Escultura, com a Pintura, com a Arquitetura, entre outras. Na relação entre Mobiliário e Arquitetura, se havia um mobiliário moderno, funcional e usando as novas tecnologias e possibilidades industriais, na obra de Corbusier a arquitetura absorvia muitas das funções do mobiliário tradicional, equipando o interior e as áreas abertas, de modo crescente e assumindo formas híbridas e intermediárias, para além dos tipos elencados descritos nos textos do arquiteto. O artigo trata de tais estratégias durante os anos 1920, dentro da poética do Purismo, que desenvolvera com seu amigo, o pintor Amédée Ozenfant.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Juracy Mellado Paz, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia - PPGAU-UFBA (2008), e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia - PPGAU-UFBA (2020). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, atuando nos seguintes temas: espaço público, arquitetura efêmera, eventos de rua, história urbana, teoria da arquitetura, arquitetura popular, Movimento Moderno, estética, obra de arte e crítica de arte.

Références

BENTON, Charlotte. Le Corbusier: Furniture and the Interior. Journal of Design History, Oxford, v.3, n.2/3, p. 103-124, 1990. Oxford University Press. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1315681. Acesso em: 10 jun 2021.

BENTON, Tim. Les Villas de Le Corbusier 1920-1930. 2ed rev. amp. Paris: Philippe Sers, 1987.

BENTON, Tim. La maison La Roche et les ateliers d’artistes de Le Corbusier. In: TORRES CUECO, Jorge (org). Le Corbusier Mise au Point. Valencia: Memorias Culturales, 2012, pp. 8–33.

COLQUHOUN, Alan. Displacements of Concepts in Le Corbusier. Architectural Design, vol.43, p.2020-243, apr 1972.

COLOMINA, Beatriz. Le Corbusier and Photography. Assemblage, Cambridge, Massachusetts, n. 4, p. 6-23, out 1987. MIT Press. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3171032. Acesso em: 10 jun 2021.

LE CORBUSIER: Early works by Charles-Edouard Jeanneret-Gris. London/ New York: Academy Editions/ St. Martin´s Press, 1987.

LE CORBUSIER. Precisões sobre um Estado Presente da Arquitetura e do Urbanismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

LE CORBUSIER. Almanach d´Architecture Moderne. Paris: Georges Crès & Cie, Paris 1926. [Originalmente distribuído na Exposition internationale des Arts décoratifs et industriels modernes em 1925]. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1073372j?rk=85837;2. Acesso em: 10 jun 2021.

LE CORBUSIER & JEANNERET, Pierre. Oeuvre Complète 1910-1929. Zurich: Les Éditions d´Architecture, 1930.

LE CORBUSIER & JEANNERET, Pierre. Oeuvre Complète 1929-1934. Zurich: Les Éditions d´Architecture, 1935.

NAEGELE, Daniel J. Seeing what is not there yet: Le Corbusier and the architectural space of photographs. In: Simpósio Internacional "INTER – Photography and Architecture", Universidade de Navarra, Espanha, 2 a 4 de novembro de 2016. Disponível em: https://lib.dr.iastate.edu/arch_conf/90. Acesso em: 10 jun 2021.

OVERY, Paul. Light, Air and Openness: Modern Architecture Between the Wars. Londres: James & Hudson Ltd., 2007.

OZENFANT, Amédée & JEANNERET, Charles-Édouard. Depois do Cubismo. São Paulo: Cosacnaify, 2005. [Original de 1919].

PIOTROWSKI, Andrzej. Le Corbusier and the Representational Function of Photography. In: HIGGOTT, Andrew e WRAY, Timothy (eds.). Camera Constructs: photography, architecture and the modern city. London/ New York: Routledge, 2016, p.35-45.

RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura Vivenciada. 2ed. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.

SAMUEL, Flora. Le Corbusier in Detail. Oxford: Elsevier Ltd, 2007.

SBRIGLIO, Jacques. Le Corbusier: The Villa Savoye. Berlin/ Paris: Birkhäuser Verlag AG/ Fondation Le Corbusier, 1997.

SENDAI, Shoichiro. Realization of the standard cabinet as “equipment” by Le Corbusier: the transformation of the “wall”. Journal of Architecture and Planning (Transactions of AIJ), v.83, n,752, p, 2043-2053, out 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1002/2475-8876.12093. Acesso em: 10 jun 2021.

STERNHELL, Zeev. Neither Right Nor Left: Fascist Ideology in France. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1996.

Téléchargements

Publié-e

2022-08-26

Comment citer

Paz, D. J. M. (2022). A Arte Decorativa de Ontem: táticas e concepções projetuais de Le Corbusier na sua fase purista. Paranoá, 15(33), 1–26. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.01

Numéro

Rubrique

Teoria, História e Crítica

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.