Brasil, Portugal e Espanha - análise dos serviços de compartilhamento de veículos não motorizados a crianças

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n.30.2021.08

Mots-clés :

micromobilidade, compartilhamento de bicicletas em família, crianças, acessibilidade, Sistemas de Mobilidade Compartilhada

Résumé

A integração dos veículos não motorizados por compartilhamento está a ganhar destaque nas cidades. Historicamente, o acesso a esses veículos a crianças e famílias com crianças tem falhado sistematicamente. São raros os sistemas de compartilhamento, a nível mundial, que dispõem de veículos adaptados ao transporte de crianças. A partir deste problema, que passa quase despercebido, foram identificadas as origens históricas deste tipo de veículos, as suas características e a presença deste tipo de veículos nas cidades. A nível metodológico, optou-se pela elaboração de um levantamento de experiências existentes, baseada inicialmente em pesquisa documental e complementada com observação in loco, em diferentes cidades de Portugal, Espanha e Brasil. O artigo é ilustrado com fotografias dos diferentes veículos nas várias cidades. Nas fotografias é possível observar o problema central deste trabalho ”“ a falta de condições de acessibilidade aos serviços de transporte não motorizados por compartilhamento em relação às crianças e famílias com crianças.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMERICAN ASSOCIATION OF RETIRED PERSONS. Would an E-Bike Get You Pedaling?, 2018. Disponível em https://www.aarp.org/livable-communities/getting-around/info-2018/e-bikes-energize-bicycling.html. Acesso em 20 abr. 2020.

BIKE SHARING WORLD MAP. Global Map of Bikeshare by OOMap, 2020. Disponível em bikesharemap.com. Acesso em 28 mai. 2020.

CARVELO2GO. Wie funktioniert carvelo2go?, 2020. Disponível em https://www.carvelo2go.ch /de/. Acesso em 28 mai. 2020.

CHASE, R. Shared mobility priniciples for livable cities, 2017. Disponível em: https://www.sharedmobilityprinciples.org. Acesso em: 28 mai. 2020.

CHEN, E.; LIEROP,D.; ETTEMA, D.. Dockless bike-sharing systems: what are the implications?. Faculty of Geosciences e Utrecht University, 2020.

COLLINS, L. Bike Sharing for All. In Sharing Cities: Activating the Urban Commons. Editora: Shareable, California, 2018.

DEMAIO, P. Bike-sharing: History, Impacts, Models of Provision, and Future. Transportation, Vol. 12, Nº. 4, 2009.

DIJST, M., & VIDAKOVIC, V.. Travel time ratio: The key factor of spatial reach. Transportation, Vol. 27, nº 2, p. 179”“199, 2000.

DURAN-RODAS, D.; WULFHORST, G.. Spatiotemporal objective and subjective factors influencing the usage of hybrid bike-sharing systems. Technical University of Munich, 2019.

ESPEGREN, H. M.. Why Norway's bike-sharing schemes outperform those in Sweden and Denmark, 2019. Disponível em https://www.thelocal.no/20190516/why-norways-bike-sharing-schemes-outperform-those-in-sweden-and-denmark. Acesso em: 28 mai. 2020.

GLOBAL MICROMOBILITY MAP. Global Micromobility Landscape, 2020. Disponível em: https://www.producthunt.com/posts/global-micromobility-landscape. Acesso em: 06 jun. 2020.

KATONA, G.; JUHASZ, J.. The History of the transport system development and future with sharing and autonomous systems (Department of Automotive Technologies, Faculty of Transportation Engineering and Vehicle Engineering), Budapest University of Technology and Economics. Hungary, 2020.

MAGALHÃES, M. Serviços urbanos e tecnologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2018.

_______. Material Didático do Módulo Mobilidade Urbana edição 9 do curso. Universidade de Brasília, 2019.

MERCHANT, C. How can D.C. make bikesharing family-friendly?. Washington, DC: DC Policy Center, 2019.

MOTOR24. A BUGA vai regressar a Aveiro com 200 bicicletas partilhadas, [Artigo] em 8/7/2019. Disponível em https://www.motor24.pt/pt-mobi-summit/a-buga-vai-regressar-a-aveiro-com-200-bicicletas-partilhadas/661231/. Acesso em: 12 jun. 2020

NEXTBIKE. Transportrad Initiative Nachhaltiger Kommunen, 2020. Disponível em https://www.nextbike.de/de/norderstedt/tink/. Acesso em: 12 mai. 2020.

REIS, M. F. B. S. R. Por um bairro mais amigo das crianças: novos protagonistas. Dissertação de Mestrado (Departamento de Educação e Psicologia, Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária), Universidade de Aveiro, Portugal: Aveiro, 2015.

STADTWERKE KONSTANZ. Fahrrad-Mietsystem: Konrad + Tink, 2020. Disponível em https://www.stadtwerke-konstanz.de/mobilitaet/rad-mietsystem/. Acesso em: 20 mai. 2020.

TONUCCI, F. Por qué la infancia ”“ sobre la necesidad de que nuestras sociedades apuesten definitivamente por las niños y los niños, Barcelona: Editorial Planeta, 2019.

TUROŃ, K.; CZECH, P.; TÓTH, J.. Safety and security aspects in shared mobility systems. Scientific Journal of Silesian University of Technology, 2019.

VELOCITTÀ. How this Amsterdam inventor gave bike-sharing to the world, 2014. Disponível em: http://velo-citta.eu/news/how-this-amsterdam-inventor-gave-bike-sharing-to-the-world/. Acesso em: 28 mai. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION”Ž. Global action plan on physical activity 2018-2030: more active people for a healthier world: at-a-glance. World Health Organization, 2018. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/272721. Acesso em: 28 mai. 2020.

Publié-e

2021-05-14

Comment citer

Reis, M., & Magalh˜ães, M. T. (2021). Brasil, Portugal e Espanha - análise dos serviços de compartilhamento de veículos não motorizados a crianças. Paranoá, 14(30). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n.30.2021.08

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.