A mão que guia a máquina

Crônicas de Lina Bo Bardi em Salvador e os filmes da Caravana Farkas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.14

Mots-clés :

história da arquitetura, história do cinema, cultura visual

Résumé

Esse artigo explora as possibilidades de análise de fontes primárias no contexto de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A pesquisa de mestrado intitulada Diálogos modernos: Lina Bo Bardi e a Caravana Farkas tem como propósito identificar diálogos intelectuais entre os escritos produzidos pela arquiteta Lina Bo Bardi e dois conjuntos de filmes hoje conhecidos como Caravana Farkas. Os filmes mencionados se relacionam cronológica e tematicamente com o convívio entre os cineastas e Lina Bo Bardi e com a produção escrita e expográfica da arquiteta referente à valorização dos meios de produção artesanais originados de tradições populares do nordeste brasileiro. A documentação investigada corresponde a nove números de uma página dominical do jornal Diário de Notícias de Salvador, editados por Bardi e publicados ao longo de dois meses no ano de 1958, e um curta-metragem brasileiro produzido por Thomaz Farkas e dirigido por Paulo Gil Soares em 1969. Serão explorados alguns aspectos de análise das fontes, como a compreensão da identidade dos colaboradores da página, questões relativas à proposta de design gráfico de Lina Bo Bardi e parte do conteúdo dos textos: o conjunto circunscrito de passagens diretamente dirigidas a um grupo de estudantes do qual Paulo Gil Soares fazia parte e alguns trechos que incidem no tema do curta-metragem analisado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Isabel Bairão Sanchez, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta, urbanista e pesquisadora, interessada em abordagens sobre arquitetura e design enquanto sistemas culturais. Atualmente é doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e pesquisa exposições brasileiras de arquitetura. Em 2021 concluiu mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo na FAUUSP, com a pesquisa Diálogos modernos: Lina Bo Bardi e a Caravana Farkas, que recebeu apoio da FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2013), trabalhou no escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, na pesquisa e coordenação de projetos de planejamento urbano, com ênfase em políticas culturais. Desde 2019, integra diversos grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo sobre cultura visual, história intelectual, arquivos de arquitetura e história da arte.

Références

Série documental: A mão do homem, cor / 19’ / 16mm / 1969-70, direção e roteiro: Paulo Gil Soares; produção: Thomaz Farkas. Disponível em Canal Thomaz Farkas, <https://www.thomazfarkas.com/sobre-about/>. Acesso em: 30 jun. 2019.

BARDI, Lina Bo. Diário de Notícias de Salvador, Salvador, Crônicas de arte, de história, de costume, de cultura da vida, n. 1, 7 set. 1958.

______. Diário de Notícias de Salvador, Salvador, Crônicas de arte, de história, de costume, de cultura da vida, n. 7, 19 out. 1958.

______. Diário de Notícias de Salvador, Salvador, Crônicas de arte, de história, de costume, de cultura da vida, n. 8, 26 out. 1958.

______. Neo-concretismo al Belvedere da Sé. Arquivo MAM-BA (Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador), s/d.

______. Técnica e Arte. In: Diário de Notícias de Salvador, 3º caderno, Salvador, p. 1-2, 23 out. 1960.

REVISTA MAPA, Salvador, n.3, 1958.

REVISTA A, CULTURA DELLA VITA, Itália, n.8, jun 1946.

REVISTA HABITAT, São Paulo, n.4, jul/ago/set 1951.

BNDIGITAL. Diário de Notícias (Salvador, 1875). Publicado em 10 de novembro de 2015. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/artigos/diario-de-noticias-salvador-1875/>. Acesso em 18 de setembro de 2019.

CPC: Centro Populares de Cultura. Anteprojeto do Manifesto do Centro Popular de Cultura, redigido em março de 1962. In: HOLLANDA, Heloísa B. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda e Desbunde. São Paulo: Brasiliense, 1981

D'ALMEIDA, Alfredo Dias. Caravana Farkas (1968-1970): A cultura popular (re)interpretada pelo documentário - Um estudo de folkmídia. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2003.

FERREIRA, Ayrson Heráclito Novato. Além dos baihunos: tensões nas artes baianas e poéticas visuais à margem. 2016. 129 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. São Paulo, 2016.

GRINOVER, Marina Mange. Uma ideia de arquitetura: escritos de Lina Bo Bardi. 2010. 257 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP. São Paulo, 2010.

HOLLANDA, Heloísa B. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda e Desbunde. São Paulo: Brasiliense, 1981

LIERNUR, Jorge Francisco. La casa del Dr. Curutchet. In: La Red Austral: obras y projectos de Le Corbusier y sus discípulos en la Argentina: 1924-1965. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2012, p. 375-417.

LIMA, Zeuler R. M. de A. Lina Bo Bardi. New Haven: London: Yale University Press, 2013. 239 p.

MUNIZ, Sérgio (org) A Caravana Farkas, documentários 1964 - 1980. Catálogo da mostra realizada no Centro Cultural Banco do Brasil/RJ. Rio de Janeiro, 1997. 48 p.

PINHEIRO, Bruno. Uma Bahia em construção: Pierre Verger e Odorico Tavares na revista O Cruzeiro, 1946-1951. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

RAMOS, Clara Leonel. As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do “modelo sociológico”. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Da Comunicação) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

RlSÉRlO, Antonio. Avant-garde na Bahia. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1995. 259 p.

RUBINO, Silvana. Rotas da modernidade: trajetória, campo e história na atuação de Lina Bo Bardi, 1047-1968. 2002. 262 p. Tese (Doutorado em Antropologia) ”“ Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2020-03-08

Comment citer

Bairão Sanchez, I. (2020). A mão que guia a máquina: Crônicas de Lina Bo Bardi em Salvador e os filmes da Caravana Farkas. Paranoá, 12(24), 157–175. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.14

Numéro

Rubrique

Teoria, História e Crítica

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.