Comunidade negra rural quilombola Porto Dom João: a habitação no contexto do conflito por terra
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.08Mots-clés :
Habitação, Comunidades rurais quilombolas, Conflitos por terra, Modos de vidaRésumé
Este artigo pretende contribuir com o debate em torno das comunidades tradicionais, considerando-se, para tanto, o caso da Comunidade Negra Rural Quilombola (CNRQ) Porto Dom João, que vive no município de São Francisco do Conde/ BA, Ã s margens do rio Dom João, do mangue e próxima ao mar. Para tanto, traz uma reflexão em torno das questões centrais que envolvem esta comunidade na atual conjuntura, destacando-se o conflito territorial e a luta para manutenção do modo de vida tradicional, relacionando-os com a forma de morar da comunidade e, considerando que seu aspecto visível tem inteira relação com o conteúdo socioespacial que a envolve. O caso de Porto Dom João revela a potencialidade de se compreender processos sociais de luta por território em comunidades tradicionais a partir da análise das suas habitações. Confirma-se, a partir disto, que a habitação compõe uma das formas de reprodução social e cultural destas comunidades e que, por isso, é elemento consequente, também, da identidade política assumida por esta, se constituindo como um componente importante na estratégia de batalha pela permanência no território.
Téléchargements
Références
GEOGRAFAR, Grupo de Pesquisa a Geografia dos Assentamentos na Área Rural (POSGEO/UFBA/CNPq). Base de Dados sobre Formas de Acesso á Terra. Disponível em: <http://www.geografar.ufba.br/site/main.php?page=db-formas-de-acesso-a-terra>. Acessado em: 27 jul 2014.
PORTO-GONÇAVES, C. W.; QUENTAL, P. de A. Colonialidade do Poder e os Desafios da Integração Regional na América Latina. Disponível em:<http:www.plataformademocratica.org/publicacoes/23934.pdf> Acessado em: 20 maio 2013.
SANTOS, J. B. A territorialidade dos Quilombolas de Irará (BA): Olaria, Tapera e Crioulo. Dissertação de Mestrado - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
WEIMER, G. Arquitetura Popular Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).