Relações entre dois pedaços de Buenos Aires moderna: os planos não construídos de Antonio Bonet Castellana para Bajo Belgrano (1948-1949) e para Barrio Sur (1956)
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12052Mots-clés :
Bajo Belgrano, Barrio Sur, Antonio Bonet Castellana, Cidade moderna, Habitação coletivaRésumé
Ainda que os planos para Bajo Belgrano (1948-1949) e para Barrio Sur (1956) não tenham sido construídos, eles colocam uma sequência importante ao estudo da cidade moderna e à carreira de Antonio Bonet Castellana. Trata-se de planos para novos bairros em Buenos Aires, nos quais a habitação é reconhecida como programa capaz de renovação urbana, tanto de áreas que eram pouco formalizadas, no caso de Bajo Belgrano, como de áreas tradicionalmente constituídas ainda que subutilizadas como em Barrio Sur. Os planos para Bajo Belgrano e Barrio Sur são discursos distintos. Mas existiriam componentes intercambiáveis entre essas proposições? Estudos recentes têm investigado ambos os planos separadamente e pouco se têm discutido sobre as relações entre eles, possíveis através do personagem comum Antonio Bonet Castellana. Este texto tem por objetivo confrontar estes planos, explorando suas diferenças e semelhanças, suas relações com a cidade existente, bem como suas contribuições ao conhecimento sobre a cidade moderna.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).