Espacialidade arquitetônica e desempenho térmico de residências contemporâneas em clima tropical quente e úmido
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12204Mots-clés :
Sintaxe espacial, Arquitetura bioclimática, Desempenho térmico de residências, Ventilação natural, EspacialidadeRésumé
O artigo em questão apresenta um estudo, conduzido através de ferramentas computacionais de simulação, o qual analisa a relação entre desempenho térmico (através do software EnergyPlus) e padrões espaciais (através do software Depthmap). A amostra de residências utilizada na pesquisa, representativa da arquitetura contemporânea de Natal/RN/Brasil, foi selecionada para que permitisse aanálise de como a distribuição dos cômodos em uma residência (sua espacialidade) poderia estar relacionada com o desempenho térmico de edificações naturalmente ventiladas, uma estratégia bioclimática bastante comum para regiões de clima tropical quente e úmido. Os resultados iniciais identificam uma tendência, a qual correlaciona alta integração, assim como conectividade, a menores custos em refrigeração.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá 2014
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).