Las ciudades a través de los ojos de Clio: Historia urbana e historiografía

Entrevista a Josianne Cerasoli, Regina Oliveira y Viviane Ceballos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.23

Palabras clave:

historia, historia urbana, ciudades

Resumen

Esta entrevista con las historiadoras y profesoras Josianne Cerasoli, Regina Oliveira y Viviane Ceballos fue realizada por el profesor Mauro Amoroso y se realizó como una actividad promovida por Anpuh-Rio. Entre los temas abordados en la entrevista, se destacan: la discusión de la historia urbana como campo de investigación, los temas que pueden surgir de las obras que abordan lo urbano y las ciudades, las apropiaciones y usos del espacio urbano, la escala de las ciudades , diálogo interdisciplinario, las tensiones y disputas manifestadas en el espacio urbano, posibles perspectivas sobre las dinámicas urbanas, nuevas sensibilidades y la relación público-privado en los estudios urbanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Amoroso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Professor adjunto da FEBF/UERJ, do Mestrado Profissional em Ensino de História (HISTORIA/UERJ) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ) de 2014 a 2020. Possui graduação (2005) e mestrado (2006) em História pela Universidade Federal Fluminense, doutorado (2012) em História pelo CPDOC/FGV e estágio de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP) com bolsa do CNPq. Desde 2019 é editor-adjunto da Revista Periferia. No mestrado, desenvolveu pesquisa sobre representações de favela e fotografia de imprensa, a partir do acervo do Correio da Manhã. No doutorado, realizou estudo sobre a produção e o uso político da memória no morro do Borel. Seus temas de interesse são: os discursos de moradores de favelas sobre o passado e seus usos políticos, a questão da violência urbana a partir do final dos anos 1970, as favelas como campo para elaboração e implementação de projetos políticos, as representações da habitação popular do Rio de Janeiro na cultura visual e ensino de História. Desde 2018 é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e desde 2020 é Procientista (FAPERJ/UERJ).

Citas

Josianne Cerasoli

Professora e pesquisadora, formação acadêmica em história (graduação e pós-graduação na Unicamp), doutorado na área de Política, Memória e Cidade (2004), com aberturas de diálogos com outros campos, como o da arquitetura e do urbanismo e a educação. Atuou como docente nos diferentes níveis de ensino: educação básica (de 1991 a 2000), ensino superior (de 2004 a 2012, no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia-UFU); desde 2012, atua no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp), nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado acadêmico e profissional e doutorado). Destaca-se a coordenação do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC), sede do grupo de pesquisa (CNPq), de mesmo nome, e da Associação Ibero-americana de História Urbana (http://www.ifch.unicamp.br/ciec/). Atua também como editora da Revista Urbana (www.periodicos.bc.unicamp.br/ojs) desde 2007, atuou em projetos voltados à formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID (2013-2018), o Programa de Consolidação das Licenciaturas-Prodocência/CAPES (2013-2017), que originou o Laboratório das Licenciaturas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp-L3 (onde atua desde 2017) e o Centro de Humanidades Digitais (onde atua desde 2020). É membro dos grupos de pesquisas (CNPq): "Cultura, arquitetura e cidade na América Latina" e "História e linguagens políticas: razão, sentimentos e sensibilidades". Desde 2019, coordena o Observatório de Direitos Humanos, órgão da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de História, seção São Paulo-ANPUH-SP (que presidiu entre 2018 e 2020). Em síntese, as áreas de atuação e interesse são: história política, história urbana, teoria e metodologia da história, com atenção a temas como cidadania, Brasil-republicano, São Paulo (história), modernidade-modernizações, intersecções história-arquitetura e reflexões sobre o ensino de história, nos diferentes níveis.

Regina Oliveira

Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), campus Jorge Amado desde 2014. Doutora (2014) e Mestre (2008) em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Bacharel e Licenciada em História (2000) pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como docente das redes municipal e estadual de educação na cidade de São Paulo (2003-2012). Possui interesse em pesquisas que perpassam a relação e o diálogo da História com a Antropologia Urbana, a Sociologia, a Arquitetura e Urbanismo e a Geografia. Possui experiência no ensino e pesquisa em História, Educação, Estudos Urbanos e Cidades. Atuou em projetos e programas urbanos de trabalho comunitário e educação popular junto aos movimentos de moradia na cidade de São Paulo e região metropolitana. Também tem atuado em programas na área de Educação como: Programa Residência Pedagógica(PRP) e o Programa de Iniciação à Docência (PIBID). É membro do Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC).

Viviane Ceballos

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado (2005) e doutorado (2014) em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005), e pós-doutorado pelo Programa Dual Degree Unicamp-Rice University (2016). Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cidade, história oral, memória e história da cidade.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Amoroso, M. . (2022). Las ciudades a través de los ojos de Clio: Historia urbana e historiografía: Entrevista a Josianne Cerasoli, Regina Oliveira y Viviane Ceballos. Paranoá, 15(33). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.23

Número

Sección

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.