Neo-Tokyo: Distopia Urbana e Cidades Genéricas
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.09Palabras clave:
Akira, Tóquio, Distopia, Cidades Genéricas, IdentidadeResumen
Em Akira (1988) temos uma representação da cidade de Tóquio (neste caso Neo Tokyo) que serve de valioso documento histórico no que diz respeito ao imaginário relativo à s transformações pelas quais a cultura, tecnologia e as cidades japonesas passaram durante a segunda metade do século XX. Por lidar com reflexões relativas ao caldeirão do pensamento sócio-econômico-cultural das megacidades asiáticas, a película dialoga com as reflexões de Rem Koolhaas acerca da formação e características das “Cidades Genéricas”, expostas em S,M,L,XL, de 1995. A perda da identidade das grandes cidades asiáticas é discutida neste artigo traçando-se um paralelo entre os textos de Koolhaas e a visão de Katsuhiro Otomo, roteirista e diretor do longa. A primeira parte deste artigo trata da importância de Akira na formulação de um imaginário contemporâneo relativo à cidade de Tóquio, bem como da capacidade que esta obra tem ao capturar e representar questões relativas ao Japão urbano do período. Na segunda parte há um breve comentário sobre a cultura e sociedade japonesas deste período. A cidade de Neo Tokyo, em si, é o objeto da terceira parte, sendo esta distopia comparada em diversos aspectos à utopia apresentada por Kenzo Tange em 1961, em seu plano para a ocupação da Baía de Tóquio. Também nesta terceira parte são observados mais detalhadamente os aspectos que aproximam a representação distópica da mega metrópole asiática à queles explorados por Koolhaas. Na quarta e última parte, há um comentário final sobre as razões pelas quais o cyberpunk japonês tem tanto apelo ao público ocidental e sua capacidade de síntese e expressão dos problemas enfrentados pelas grandes cidades asiáticas.
Descargas
Citas
KOOLHAAS, Rem “The Generic City”. in: O.M.A., Rem Koolhaas, Bruce Mau (eds.), S, M, L, XL. Monacelli Press, 1995
AKIRA. Akira Committee Company Ltd. Direção e produção Katsuhiro Otomo. Tóquio: TMS Entertainment, 1988. (124 min), color: 35 mm.
AKIRA PREVIU A OLIMPÍADA DE TÓQUIO 2020 - Canaltech. Disponível em: <https://canaltech.com.br/entretenimento/akira-previu-as-olimpiadas-de-toquio-2020-78155/>. Acesso em 15 de abr. 2018
CRONOLOGIA DO PENSAMENTO URBANÍSTICO - Cronologia do urbanismo. Disponível em: <http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/>. Acesso em 2 de mai. 2018
REBUILDING NEO-TOKYO: THE SEARCH FOR NORMALITY IN THE APOCALYPSE OF AKIRA - The Manifold. Disponível em: <https://themanifold.wordpress.com/2012/01/20/rebuilding-neo-tokyo-the-search-for-normality-in-the-apocalypse-of-akira/>. Acesso em 20 de abr. 2018
REM KOOLHAAS SOBRE IDENTIDADE, CONFORMISMO E CIDADES DIGITAIS - Archdaily. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/898076/rem-koolhaas-sobre-identidade-conformismo-e-cidades-digitais>. Acesso em 5 de mai. 2018
SPECULATIVE URBANISM: MUST-READ MEGACITIES OF SCIENCE FICTION & FANTASY - 99 Percent visible. Disponível em: <https://99percentinvisible.org/article/speculative-urbanism-must-read-megacities-science-fiction-fantasy/>. Acesso em 12 de abr. 2017
THE BOSOZOKU ARE JAPAN'S DISAPPEARING REBELS WITHOUT A CAUSE - Jalopnik. Disponível em: <https://jalopnik.com/the-bosozoku-are-japans-disappearing-rebels-without-a-c-1642416129>. Acesso em 2 de mai. 2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).