The impact of crime and the fear thereof on the nature and use of public space in the capital city of South Africa
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n18.2017.05Palabras clave:
Crime, Medo, Espaço público, Condomínios, África do SulResumen
Níveis de insegurança, criminalidade e desigualdade permanecem muito altos nas cidades brasileiras e sul africanas. Consequentemente, os habitantes mais ricos se retraem para espaços coletivos protegidos por muros e cercas. Como resultado, tem havido um crescimento de muitos espaços semipúblicos em shopping centers e condomínios. Isso levanta questões sobre a mudança do espaço público e o impacto do crime e do medo no uso desses espaços. Esta discussão mostra como a forma e a função de diferentes espaços na capital da África do Sul, Pretória, mudaram em várias partes da cidade em razão de negligência, revitalização ou privatização e como isso moldou a experiência dos usuários em relação ao crime e ao medo . O artigo defende uma leitura mais matizada da transformação do espaço público. Em primeiro lugar, reconhece que, em cidades em rápida mudança em países em transição, ainda pode haver necessidade de diferentes tipos de espaços públicos, inclusive aqueles em condomínios. Em segundo lugar, embora a segurança seja uma grande preocupação entre usuários do espaço público, isso não implica que condomínios sejam a única solução para um espaço público seguro. Portanto, abordagens alternativas devem ser consideradas.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).