A conquista do direito à moradia no meio rural; proposta de construção de um indicador
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.05Palabras clave:
Habitação rural, Indicadores sociais, Análise multivariadaResumen
O direito à moradia deve ser reconhecido e protegido na esfera internacional e constitucionalmente assegurado, dado o seu posicionamento como direito fundamental na constituição brasileira. Porém, uma moradia adequada continua fazendo parte da luta diária das populações do meio rural. Assim, a pesquisa teve como objetivo elaborar um indicador que mensura o grau de conquista do direito à moradia no meio rural, a partir das especificidades colocadas pela ONU para uma moradia adequada. A formulação desse indicador foi feita através da realização de análise multivariada nos dados obtidos por meio de questionários aplicados em um assentamento de reforma agrária e em um bairro rural, ambos localizados no estado de São Paulo. Para complementar e auxiliar na compreensão desses resultados, entrevistas foram realizadas com famílias identificadas durante a aplicação dos questionários. Os fatores de saída da análise mostraram-se consistentes e representativos das realidades encontradas, possibilitando refletir sobre os principais problemas existentes para que a população rural alcance o direito à moradia adequada.
Descargas
Citas
CENDRERO UCEDA, A. Indicadores de desarrollo sostenible para la toma de decisiones. Naturzale, n. 12, p. 5-25, 1997.
HAIR JR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688 p.
HENKES, S. L. Dos reflexos jurídicos, políticos, sociais e ambientais da constitucionalização do direito à moradia. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 815, set. 2005.
JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil. 4 ed. Campinas: Editora Alínea, 2009. 141 p.
MILAGRES, M. O. Direito à moradia. São Paulo: Atlas, 2011. 225 p.
RELATORIA ESPECIAL DO CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DA ONU. O que é direito à moradia? Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2012.
SARLET, I. W. O direito fundamental à moradia na constituição: algumas anotações a respeito de seu contexto, conteúdo e possível eficácia. Revista Brasileira de Direito Público, Belo Horizonte, ano. 1, n.02, p. 65-119, jul./set. 2003.
SOUZA, S. I. N. Direito à moradia e de habitação: análise comparativa e suas implicações teóricas e práticas com os direitos da personalidade. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008. 366 p.
UN-HABITAT; OHCHR. Monitoring housing rights: developing a set of indicators to monitor the full and progressive realization of the human right to adequate housing. Nairobi: UN-Habitat; OHCHR, 2003. 109 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).