Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Rosângela F. S. Paes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leopoldo E. G. Bastos

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302

Palabras clave:

Edificação escolar, Qualidade ambiental, Abordagem multicritério

Resumen

O projeto para o ambiente construído deve em sua essência incorporar cada vez mais os conceitos de sustentabilidade, e com maior propriedade quando se trata da edificação escolar. Inserido nesta ampla problemática, o objeto de estudo do presente artigo é a qualidade ambiental e o desafio de conciliar múltiplos critérios ambientais na concepção do projeto para a edificação escolar, em especial nas escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro, sendo enfatizado o conforto ambiental. Compreende-se que na concepção da edificação escolar em questão, ainda que sejam reconhecidas linguagens formais, o que predomina é a referência a modelos arquitetônicos preexistentes, enquanto as relações ambientais - que deveriam representar requisito em qualquer processo criativo - frequentemente são relegadas a um segundo plano. Considerando o quadro preocupante das edificações escolares brasileiras, onde, de uma forma geral, é constatada uma série de problemas relacionados à qualidade ambiental, a cidade do Rio de Janeiro não representa uma exceção. Pelo contrário, os modelos se repetem trazendo consigo problemas não solucionados. Também o presente artigo aborda a utilização de instrumentos de auxílio ao processo projetual dedicados a múltiplos critérios, além de enfatizar a potencialidade de utilização do Método GPAS1, em auxilio à concepção de projeto para a edificação escolar.

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Publicado

2014-09-29

Cómo citar

Paes, R. F. S., & Bastos, L. E. G. (2014). Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Paranoá, 7(12). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302

Número

Sección

Proyecto y planificación

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