Produção de uma capital moderna
concessões políticas e contradições na escolha dos artistas e arquitetos na construção de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e45587Palavras-chave:
Brasília, Arquitetura moderna, Concessões, ContradiçõesResumo
Partindo de um olhar sobre Brasília, uma capital brasileira que se apresenta moderna desde sua concepção, este artigo visa à compreensão de uma cidade cujo urbanismo, arquitetura e arte resultam de uma série de ideias, valores, discursos e vontades determinadas por grupos dominantes. Tendo como base Mario Pedrosa e Ferreira Gullar como figuras centrais para a construção de uma historiografia crítica de Brasilia, busca-se rediscutir o processo de concepção e representação da capital no período de sua construção e inauguração no campo da arquitetura e das artes plásticas. Assim observamos o quanto e em que aspectos a concepção da capital foi manuseada à vista de se atender ao “gosto do freguês”. Neste caso, considerada as proporções, ao gosto de numerosos e variados fregueses, como as pretensões do júri da comissão julgadora, as predisposições de JK, e principalmente, o gosto do olhar internacional. Uma revisita deste percurso leva à identificação de ambiguidades, lacunas e razões de concessões e demandas atendidas; apresentando como em meio à qualidade estética e conceitual da cidade havia também um terreno fértil em contradições decorrentes dos agenciamentos que a envolveram, em parte não condizentes ao próprio projeto de modernidade almejada.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Beatriz de Camargo. Rino Levi: arquitetura como ofício. [1993]. In: GUERRA, Abilio (org.). Textos fundamentais sobre história da arquitetura moderna brasileira, parte 2. São Paulo: Romano Guerra Editora, 2010. p. 47-55.
ARGAN, Giulio Carlo. Arquitetura moderna no Brasil. [1954]. In: XAVIER, Alberto (org.). Depoimento de uma geração: arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 170-175.
BRASIL. Brasília e a opinião mundial, v. I. Rio de Janeiro: Presidência da República; Serviço de Documentação, 1958. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/jk. Acesso em: 6 fev. 2024.
COCCHIARALE, Fernando. Brasília e o construtivismo: um encontro adiado. [Catálogo de exposição]. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2010.
COSTA, Lucio. Relatório do Plano Pilôto de Brasília = Beschreibung des Orientierungsplanes fuer Brasilia. Módulo: Revista de Arquitetura e Artes Visuais no Brasil. Rio de Janeiro, ano 3, n. 8, p. 29-48, jul. 1957.
GULLAR, Ferreira. Fundação de Brasília. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano LXVI, n. 57, 10-11 mar. 1957. Suplemento Dominical, 2º Caderno, p. 9.
JORNAL do Brasil. Rio de Janeiro: S. A. Jornal do Brasil, ano LXVIII, n. 66, 21 mar. 1959. Suplemento Dominical, 21-22 mar. 1959.
KUBITSCHEK, Juscelino; AQUINO, Flávio de. O presidente e a arquitetura. Entrevista exclusiva do Sr. Juscelino Kubitschek a Módulo, por Flávio de Aquino. Módulo: Revista de Arquitetura e Artes Plásticas, Rio de Janeiro, ano 2, n. 4, p. 4-7, mar. 1956.
MALRAUX, André. Brasília na palavra de André Malraux. Rio de Janeiro: Presidência da República; Serviço de Documentação, 1959. Disponível em: http://biblioteca.in.gov.br/zh/web/guest/biblioteca-digital. Acesso em: 6 fev. 2024.
MANCHETE. Rio de Janeiro: Bloch Editôres S. A., ano 8, n. 419, 30 abr. 1960.
MÓDULO: Revista de Arquitetura e Artes Visuais no Brasil. Rio de Janeiro, ano 3, n. 8, jul. 1957.
NIEMEYER, Oscar. Minha experiência de Brasília = My Brasília experience. Módulo: Revista de Arquitetura e Artes Visuais no Brasil, Rio de Janeiro, v. 3, n. 18, p. 10-27, jun. 1960.
OLIVEIRA, Lúcia. Tempos de JK: a construção do futuro e a preservação do passado. In: MIRANDA, Wander (org.). Anos JK: margens da Modernidade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Rio de Janeiro: Casa de Lucio Costa, 2002.
PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. [Org. Aracy A. Amaral]. São Paulo: Perspectiva, 1981.
PEDROSA, Mário. Acadêmicos e modernos: textos escolhidos III. [Org. Otília B. F. Arantes]. São Paulo: EDUSP, 1998.
PEDROSA, Mário. A arquitetura moderna no Brasil. [1953]. In: XAVIER, Alberto (org.). Depoimento de uma geração: arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 98-105.
TAVARES, Jeferson. Brasília: [As] simetrias entre Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, n. 5, p. 4-21, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i5p4-21. Acesso em: 6 fev. 2024.
TAVARES, Paulo. A capital colonial. Zum: Revista de Fotografia, São Paulo, 28 jul. 2020. Disponível em: https://revistazum.com.br/ensaios/a-capital-colonial/. Acesso em: 6 fev. 2024.
TRIBUNA da Imprensa. Rio de Janeiro, ano XI, n. 2844, 20 maio 1959.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paranoá
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).