Produção de uma capital moderna

concessões políticas e contradições na escolha dos artistas e arquitetos na construção de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e45587

Palavras-chave:

Brasília, Arquitetura moderna, Concessões, Contradições

Resumo

Partindo de um olhar sobre Brasília, uma capital brasileira que se apresenta moderna desde sua concepção, este artigo visa à compreensão de uma cidade cujo urbanismo, arquitetura e arte resultam de uma série de ideias, valores, discursos e vontades determinadas por grupos dominantes. Tendo como base Mario Pedrosa e Ferreira Gullar como figuras centrais para a construção de uma historiografia crítica de Brasilia, busca-se rediscutir o processo de concepção e representação da capital no período de sua construção e inauguração no campo da arquitetura e das artes plásticas. Assim observamos o quanto e em que aspectos a concepção da capital foi manuseada à vista de se atender ao “gosto do freguês”. Neste caso, considerada as proporções, ao gosto de numerosos e variados fregueses, como as pretensões do júri da comissão julgadora, as predisposições de JK, e principalmente, o gosto do olhar internacional. Uma revisita deste percurso leva à identificação de ambiguidades, lacunas e razões de concessões e demandas atendidas; apresentando como em meio à qualidade estética e conceitual da cidade havia também um terreno fértil em contradições decorrentes dos agenciamentos que a envolveram, em parte não condizentes ao próprio projeto de modernidade almejada.

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Biografia do Autor

Julia de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Doutoranda em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU-UFRJ), na área de História da Crítica da Arquitetura. Mestra em Arquitetura em 2024 pelo PROARQ/FAU-UFRJ, na área de patrimônio, teoria e crítica da arquitetura. Foi curadora da exposição "Gravuras de Arquitetos Modernos" (Tiradentes, MG, 2019). Atualmente colabora com assessoria em pesquisa no acervo do Instituto Memória da Arquitetura Brasileira (IMEARB, 2018-2024). É integrante do Grupo de Pesquisa Preservação e Restauração do Patrimônio Edificado (RestaurArq).Tem experiência na área de História da Arte e Arquitetura Moderna e Patrimônio, com ênfase em acervos e coleções, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna e contemporânea no Brasil; história da arquitetura moderna brasileira; e patrimônio arquitetônico.

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TRIBUNA da Imprensa. Rio de Janeiro, ano XI, n. 2844, 20 maio 1959.

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Publicado

21-03-2024

Como Citar

Cavalcante de Andrade, J. (2024). Produção de uma capital moderna: concessões políticas e contradições na escolha dos artistas e arquitetos na construção de Brasília. Paranoá, 17, e45587. https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e45587

Edição

Seção

Paisagens de Poder: Projeto, Arquitetura e Urbanismo em Cidades Capitais

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