As primeiras pesquisas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília

Autores

  • Maribel del Carmen Aliaga Fuentes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.10

Palavras-chave:

Universidade de Brasília, Arquitetura e Urbanismo, Ceplan, Pesquisa, Teoria da Arquitetura, Projeto

Resumo

A Universidade de Brasília começou a funcionar no segundo semestre de 1962 com os primeiros cursos tronco e vários cursos de pós-graduação, para entrar em pleno funcionamento, a UnB precisava contar com profissionais técnicos e docentes qualificados. Darcy Ribeiro se empenhou em atrair pesquisadores reconhecidos em todo o país, estes, por sua vez, criaram equipes de trabalho e pesquisa, atraindo jovens recém-formados para os cursos de Mestrado, com o objetivo de formar um quadro docente para si própria e para outras instituições. Estima-se que aproximadamente quinze a vinte nomes de arquitetos, entre estudantes brasileiros e dois estrangeiros passaram pelo primeiro programa de pós graduação em arquitetura, entre os anos de 1962 e 1965. Apenas as onze concluíram suas dissertações que foram estudadas e apresentadas em seu conjunto, mostrando a variedade de temas e as reflexões sobre teoria da arquitetura e urbanismo, com ênfase à Brasília ainda em construção. O arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, teve um papel fundamental, como responsável pela pós-graduação, seu interesse pela industrialização da construção foi um tema importante e presente nas discussões e pesquisas, como orientador, transformou a pesquisa em projeto politico-pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BATISTA, G. N. Um estudo do comércio local de Brasília. Brasília: Universidade de Brasília, 1965a.
BATISTA, M. A. N. Escolas Primárias. Brasília: Universidade de Brasília, 1965b.
DUBUGRAS, E. M. Notas sobre a Arquitetura do Século XVIII em Pilar de Goiás. Brasília: Universidade de Brasília, 1965.
FERREIRA, P. C. Alguns dados sobre o clima para a edificação em Brasília. Brasília: Universidade de Brasília, 1965.
GALVIS, A. L. Paisagismo da área de vizinhança São Miguel-Brasília. Brasília: Universidade de Brasília, 1965.
GOIA, M. Modernidade de projeto na USP se perde. Folha de São Paulo, 16 out. 2005.
JANVEJA, S. S. Investigação dos trabalhos de Le Corbusier, Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Brasília: Universidade de Brasília, 1966.
LIMA, M. W. DE S. Aspectos da habitação urbana: Projeto da habitação coletiva para a unidade de vizinhança São Miguel. Brasília: Universidade de Brasília, 1965a.
LIMA, S. S. Algumas considerações sobre um texto de Lúcio Costa. Brasília UnB. Brasília: Universidade de Brasília, 1965b.
MENDES, M. O cerrado de casaca. Brasília: Thesaurus Editora, 1995.
PESSINA, L. H. G. Aspectos Gerais da Pré-fabricação; estudo de cronograma de obra com pré-fabricados. Brasília: Universidade de Brasília, 1964.
PINTO, A. DE A. Valores Arquitetônicos. Brasília: Universidade de Brasília, 1965.
SANTANA, G. J. Centro de educação elementar: Anteprojeto das escolas de uma área de vizinhança de Brasília. Brasília: Universidade de Brasília, 1965.
SCHLEE, A. R.; PORTO, C. E. O Lelé na UnB (ou o Lelé da UnB). In: Olhares: visões sobre a obra de João Filgueiras Lima. Brasília: Editora UnB, 2010.
WAISMAN, M. O interior da história. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Downloads

Publicado

2020-03-14

Como Citar

Aliaga Fuentes, M. del C. (2020). As primeiras pesquisas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Paranoá, (25), 130–146. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.10

Edição

Seção

Dossiê de Teoria, História e Crítica