A mão que guia a máquina
Crônicas de Lina Bo Bardi em Salvador e os filmes da Caravana Farkas
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.14Palavras-chave:
história da arquitetura, história do cinema, cultura visualResumo
Esse artigo explora as possibilidades de análise de fontes primárias no contexto de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. A pesquisa de mestrado intitulada Diálogos modernos: Lina Bo Bardi e a Caravana Farkas tem como propósito identificar diálogos intelectuais entre os escritos produzidos pela arquiteta Lina Bo Bardi e dois conjuntos de filmes hoje conhecidos como Caravana Farkas. Os filmes mencionados se relacionam cronológica e tematicamente com o convívio entre os cineastas e Lina Bo Bardi e com a produção escrita e expográfica da arquiteta referente à valorização dos meios de produção artesanais originados de tradições populares do nordeste brasileiro. A documentação investigada corresponde a nove números de uma página dominical do jornal Diário de Notícias de Salvador, editados por Bardi e publicados ao longo de dois meses no ano de 1958, e um curta-metragem brasileiro produzido por Thomaz Farkas e dirigido por Paulo Gil Soares em 1969. Serão explorados alguns aspectos de análise das fontes, como a compreensão da identidade dos colaboradores da página, questões relativas à proposta de design gráfico de Lina Bo Bardi e parte do conteúdo dos textos: o conjunto circunscrito de passagens diretamente dirigidas a um grupo de estudantes do qual Paulo Gil Soares fazia parte e alguns trechos que incidem no tema do curta-metragem analisado.
Downloads
Referências
Série documental: A mão do homem, cor / 19’ / 16mm / 1969-70, direção e roteiro: Paulo Gil Soares; produção: Thomaz Farkas. Disponível em Canal Thomaz Farkas, <https://www.thomazfarkas.com/sobre-about/>. Acesso em: 30 jun. 2019.
BARDI, Lina Bo. Diário de Notícias de Salvador, Salvador, Crônicas de arte, de história, de costume, de cultura da vida, n. 1, 7 set. 1958.
______. Diário de Notícias de Salvador, Salvador, Crônicas de arte, de história, de costume, de cultura da vida, n. 7, 19 out. 1958.
______. Diário de Notícias de Salvador, Salvador, Crônicas de arte, de história, de costume, de cultura da vida, n. 8, 26 out. 1958.
______. Neo-concretismo al Belvedere da Sé. Arquivo MAM-BA (Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador), s/d.
______. Técnica e Arte. In: Diário de Notícias de Salvador, 3º caderno, Salvador, p. 1-2, 23 out. 1960.
REVISTA MAPA, Salvador, n.3, 1958.
REVISTA A, CULTURA DELLA VITA, Itália, n.8, jun 1946.
REVISTA HABITAT, São Paulo, n.4, jul/ago/set 1951.
BNDIGITAL. Diário de Notícias (Salvador, 1875). Publicado em 10 de novembro de 2015. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/artigos/diario-de-noticias-salvador-1875/>. Acesso em 18 de setembro de 2019.
CPC: Centro Populares de Cultura. Anteprojeto do Manifesto do Centro Popular de Cultura, redigido em março de 1962. In: HOLLANDA, Heloísa B. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda e Desbunde. São Paulo: Brasiliense, 1981
D'ALMEIDA, Alfredo Dias. Caravana Farkas (1968-1970): A cultura popular (re)interpretada pelo documentário - Um estudo de folkmídia. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2003.
FERREIRA, Ayrson Heráclito Novato. Além dos baihunos: tensões nas artes baianas e poéticas visuais à margem. 2016. 129 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. São Paulo, 2016.
GRINOVER, Marina Mange. Uma ideia de arquitetura: escritos de Lina Bo Bardi. 2010. 257 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP. São Paulo, 2010.
HOLLANDA, Heloísa B. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda e Desbunde. São Paulo: Brasiliense, 1981
LIERNUR, Jorge Francisco. La casa del Dr. Curutchet. In: La Red Austral: obras y projectos de Le Corbusier y sus discípulos en la Argentina: 1924-1965. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2012, p. 375-417.
LIMA, Zeuler R. M. de A. Lina Bo Bardi. New Haven: London: Yale University Press, 2013. 239 p.
MUNIZ, Sérgio (org) A Caravana Farkas, documentários 1964 - 1980. Catálogo da mostra realizada no Centro Cultural Banco do Brasil/RJ. Rio de Janeiro, 1997. 48 p.
PINHEIRO, Bruno. Uma Bahia em construção: Pierre Verger e Odorico Tavares na revista O Cruzeiro, 1946-1951. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
RAMOS, Clara Leonel. As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do “modelo sociológico”. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Da Comunicação) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
RlSÉRlO, Antonio. Avant-garde na Bahia. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1995. 259 p.
RUBINO, Silvana. Rotas da modernidade: trajetória, campo e história na atuação de Lina Bo Bardi, 1047-1968. 2002. 262 p. Tese (Doutorado em Antropologia) ”“ Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).