A natureza da paisagem entre os gregos
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.13Palavras-chave:
Paisagem, Mito, Limite, Horos, Templos de fronteiraResumo
O artigo apresenta uma discussão sobre o pensamento da paisagem entre os antigos gregos, suas características e limites. Entende-se que a paisagem é o locus das interações simbólicas entre o sujeito, o território e o ambiente que o envolve. Assumindo-se como fenômeno vivido, tem sua significância cultural reconhecida, já que ultrapassa acepções que a restringe a uma unidade visual, um plano de fundo distanciado das experiências da vida. No mundo grego, a paisagem divide-se em três dimensões: natural, habitada e mítica, as quais são interdependentes e entrelaçadas. Suas fronteiras são claramente demarcadas com os á½…Ïοι, pedras delimitatórias e templos de fronteira, de modo a comunicar suas narrativas, acessos, usos e códigos ritualísticos, indicando uma ordem cultural, social e política em uma natureza indiferenciada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).