Documentação estrutural do Palácio do Congresso Nacional em Brasília
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.08Palavras-chave:
Brasília, Palácio do Congresso Nacional, Oscar Niemeyer, Joaquim Cardozo, Cascas em concreto armado, Estruturas espaciais históricasResumo
Este trabalho é resultado da tese de doutorado intitulada Os Palácios Originais de Brasília (Silva, 2012). Apresenta a documentação primária dos projetos estruturais do Congresso Nacional, resultado da investigação no Arquivo Público do Distrito Federal e, especialmente, na coleção existente na Câmara dos Deputados. Alguns dos documentos apresentados não estão listados ou analisado na literatura sobre as obras de Brasília.
Downloads
Referências
Macedo, D. M. e Sobreira, F. (Org.). Forma estática - forma estética : ensaios de Joaquim Cardozo sobre arquitetura e engenharia. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2009. 218 p.
Montaner, J. M.. In: Gioia, Mario. É simplista reduzir a arquitetura brasileira a Niemeyer, diz crítico. Folha de São Paulo. 12 dez. 2007, Caderno Ilustrada.
Niemeyer, O. Módulo, Rio de Janeiro, n. 9, Jul. 1958.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).