Modelagem multiagente para avaliação de impacto de políticas de água: um roteiro
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n10.2013.12128Palavras-chave:
Política da água, Modelagem, Avaliação de impacto, Multi-agentes, Cenário, Indicadores para a tomada de decisõesResumo
As políticas hídricas têm um grande impacto sobre diferentes tipos de recursos (recursos hídricos, terrestres e solo; infraestrutura e instalações; recursos financeiros; conhecimento e informação ambiental; etc.). Envolvem muitos atores individuais ou coletivos (usuários, gestores, empresas públicas ou privadas, associações, etc.), bem como regras e normas de comportamento que esses atores são destinatários ou agentes. Sistemas complexos, se houver, essas políticas têm vários tipos de efeitos, esperados e inesperados, efeitos diretos e indiretos, sociais, econômicos, ambientais e ecossistêmicos. O atual desenvolvimento de plataformas multiagentes abre uma nova área para a definição, desenho, implementação e monitorização da gestão da água através da produção de simulações ex ante do impacto das medidas que promovem as políticas públicas da água e da provável evolução do socio-hidrossistema preocupado. Aqui damos uma rápida visão geral dessas novas oportunidades de modelagem de políticas de água e avaliação de impacto. Resumimos as etapas do processo de modelagem e apresentamos os principais ingredientes que entram na composição de uma plataforma dedicada a simulações de impacto. Defendemos também o interesse de construir cenários hídricos e produzir indicadores úteis para a tomada de decisões sobre o uso, distribuição e gestão dos recursos hídricos em escala de bacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).