Consumo de água em unidades de educação para a pessoa com deficiência

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DOI :

https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e53542

Mots-clés :

Consumo de água, Pessoa com deficiência, Escolas

Résumé

A água é um recurso natural limitado, essencial para a vida e a gestão sustentável dos recursos hídricos requer estimativas sobre os indicadores de consumo no ambiente construído. O objetivo deste trabalho é determinar os indicadores de consumo de água em unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do estado de Santa Catarina, no Brasil. Vinte e nove unidades foram selecionadas para realização da análise dos dados e determinação dos indicadores de consumo. O consumo médio per capita variou entre 3,93 e 24,20 litros/aluno/dia. O consumo médio mensal por unidade educacional variou entre 7,10 e 210,63 m³/escola/mês. Os resultados mostraram que há correlação positiva entre o consumo total de água mensal das unidades educacionais e as variáveis número de alunos, número de refeições servidas, número de banheiros, número de bacias sanitárias, idade da edificação e área construída. Além disso, as análises mostraram que o consumo per capita de água diminui conforme aumentam o número de alunos, o número de bacias sanitárias e a área construída das edificações. Os resultados deste estudo podem servir de estímulo para novas pesquisas relacionadas ao consumo de água e a pessoa com deficiência no Brasil.

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Pâmella Mattos, Universidade do Estado de Santa Catarina; Centro de Ciências Tecnológicas; Departamento de Engenharia Civil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projetos de Infraestrutura. Atuou também com execução de obras civis industriais. Atualmente, atua como co-autora e participante do projeto social AMADA (2022) e mestranda no Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil pela UDESC na linha de pesquisa de sistemas prediais e pessoa com deficiência.

Bruno Satoru Eguchi Cristófoli, Universidade do Estado de Santa Catarina; Centro de Ciências Tecnológicas; Departamento de Engenharia Civil.

Graduando no curso de engenharia civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista de iniciação científica na UDESC no projeto "Investigação de fatores relacionados ao consumo de água no ambiente construído".

Andreza Kalbusch, Universidade do Estado de Santa Catarina; Centro de Ciências Tecnológicas; Departamento de Engenharia Civil.

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2006), com graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenadora do GT de Sistemas Prediais da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Seus temas de pesquisa são conservação de água, desempenho de sistemas prediais e consumo de água no ambiente construído e consumo de água no ambiente urbano.

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina; Centro de Ciências Tecnológicas; Departamento de Matemática.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2005), especialização em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2024), mestrado em Estatística pela Universidade Aberta de Portugal (2014) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada à Engenharia, nomeadamente ao Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil e Métodos Estatísticos para a Pesquisa em Educação.

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Publié-e

2025-08-21

Comment citer

Mattos, P., Satoru Eguchi Cristófoli, B., Kalbusch, A., & Henning, E. (2025). Consumo de água em unidades de educação para a pessoa com deficiência. Paranoá, 18, e53542. https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e53542

Numéro

Rubrique

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

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