O Programa de Transporte Urbano de Brasília: discussão e especulações - uma abordagem ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15483Palavras-chave:
Brasília, Programa de transporte urbano, Abordagem ambientalResumo
Este artigo discute o Programa de Transporte Urbano de Brasília. Brasília é uma metrópole dispersa, com grandes as distâncias casa-trabalho, e padrões de expansão que estão piorando este panorama. O Programa de Transporte Urbano foi criado em 2007 e espera uma redução na emissão de gases tóxicos à atmosfera. Segundo ele, isso será obtido por meio de ações que aumentem a fluidez do tráfego e diminuam os engarrafamentos. Nada é mencionado sobre o que fazer com o crescente aumento de veículos privados na cidade ( um milhão, em maio de 2007), que estarão ainda mais livres para circular assim que as soluções convenientes previstas forem implantadas. Tendo em mente que qualquer omissão relacionada à frota de veículos privados é uma ação que a favorece, e que, portanto, será não inclusiva e ambientalmente perigosa, este artigo analisa os objetivos e implicações de Programa, assim como oferece um cenário alternativo a ele.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).