A formação dos educadores museais no Brasil

Auteurs-es

  • Renata Silva Almendra Instituto Brasileiro de Museus

Mots-clés :

Educação não formal; museus; Política Nacional de Educação Museal; universidade; licenciatura.

Résumé

Este artigo apresenta uma análise sobre a formação de educadores museais no Brasil e as relações entre os museus e as universidades no que diz respeito à formação, profissionalização e pesquisa no campo da educação museal. Para tanto, entrecruza os resultados obtidos pela “Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal – PemBrasil”, realizada em 2022 e publicada em julho de 2023, com um levantamento das matrizes curriculares dos cursos de Museologia de 13 universidades públicas. Observa-se uma série de desafios a serem enfrentados para prover uma aproximação mais estreita entre as universidades e os museus, especialmente no que tange a formação e profissionalização de educadores para atuar nesses espaços educativos não-formais.

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Références

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Publié-e

2024-07-16

Comment citer

Silva Almendra, R. (2024). A formação dos educadores museais no Brasil. Museologia & Interdisciplinaridade, 13(25), 108–120. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/51743