A formação dos educadores museais no Brasil
Mots-clés :
Educação não formal; museus; Política Nacional de Educação Museal; universidade; licenciatura.Résumé
Este artigo apresenta uma análise sobre a formação de educadores museais no Brasil e as relações entre os museus e as universidades no que diz respeito à formação, profissionalização e pesquisa no campo da educação museal. Para tanto, entrecruza os resultados obtidos pela “Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal – PemBrasil”, realizada em 2022 e publicada em julho de 2023, com um levantamento das matrizes curriculares dos cursos de Museologia de 13 universidades públicas. Observa-se uma série de desafios a serem enfrentados para prover uma aproximação mais estreita entre as universidades e os museus, especialmente no que tange a formação e profissionalização de educadores para atuar nesses espaços educativos não-formais.
Téléchargements
Références
ALMENDRA, Renata; CASTRO, Fernanda; COSTA, Marielle. (2022). Pesquisa Educação Museal Brasil – PEMBrasil: conhecer as práticas educativas dos museus brasileiros para fundamentar a política nacional de educação museal. In: Anais do XVIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, Bahia, agosto de 2022.
CANEDO, Daniele Pereira; SEVERINO, José Roberto [et al.]. Pesquisa nacional de práticas educativas dos museus brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal - Relatório Final. 1 ed. Joinville, SC: Casa Aberta Editora e Livraria; Instituto Brasileiro de Museus, 2023.
CASTRO, Fernanda Santana Rabelo de. (2019). A construção do campo da educação museal: políticas públicas e prática profissional. In: Redoc – Revista Docência e Cibercultura. Vol. 3, n. 2, maio-agosto de 2019.
GRUZMAN, Carla; SOARES, Ozias Jesus. O lugar da pesquisa na educação museal: desafios, panorama e perspectivas. In: Redoc - Revista Docência e Cibercultura. Vol. 3, n. 2, maio-agosto de 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília/DF: IBRAM, 2018.
PAULA, Dalva de et al. (2018). A experiência de construção da Política Nacional de Educação Museal. Revista MUSAS, n.8, p.199-207.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Museologia & Interdisciplinaridade 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.