A formação dos educadores museais no Brasil

Autores/as

  • Renata Silva Almendra Instituto Brasileiro de Museus

Palabras clave:

Educação não formal; museus; Política Nacional de Educação Museal; universidade; licenciatura.

Resumen

Este artigo apresenta uma análise sobre a formação de educadores museais no Brasil e as relações entre os museus e as universidades no que diz respeito à formação, profissionalização e pesquisa no campo da educação museal. Para tanto, entrecruza os resultados obtidos pela “Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal – PemBrasil”, realizada em 2022 e publicada em julho de 2023, com um levantamento das matrizes curriculares dos cursos de Museologia de 13 universidades públicas. Observa-se uma série de desafios a serem enfrentados para prover uma aproximação mais estreita entre as universidades e os museus, especialmente no que tange a formação e profissionalização de educadores para atuar nesses espaços educativos não-formais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMENDRA, Renata; CASTRO, Fernanda; COSTA, Marielle. (2022). Pesquisa Educação Museal Brasil – PEMBrasil: conhecer as práticas educativas dos museus brasileiros para fundamentar a política nacional de educação museal. In: Anais do XVIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, Bahia, agosto de 2022.

CANEDO, Daniele Pereira; SEVERINO, José Roberto [et al.]. Pesquisa nacional de práticas educativas dos museus brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal - Relatório Final. 1 ed. Joinville, SC: Casa Aberta Editora e Livraria; Instituto Brasileiro de Museus, 2023.

CASTRO, Fernanda Santana Rabelo de. (2019). A construção do campo da educação museal: políticas públicas e prática profissional. In: Redoc – Revista Docência e Cibercultura. Vol. 3, n. 2, maio-agosto de 2019.

GRUZMAN, Carla; SOARES, Ozias Jesus. O lugar da pesquisa na educação museal: desafios, panorama e perspectivas. In: Redoc - Revista Docência e Cibercultura. Vol. 3, n. 2, maio-agosto de 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília/DF: IBRAM, 2018.

PAULA, Dalva de et al. (2018). A experiência de construção da Política Nacional de Educação Museal. Revista MUSAS, n.8, p.199-207.

Publicado

2024-07-16

Cómo citar

Silva Almendra, R. (2024). A formação dos educadores museais no Brasil. Museologia & Interdisciplinaridade, 13(25), 108–120. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/51743