NEGA LÚ

a frenzy in damn Porto Alegre

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41265

Keywords:

LGBT Museology., Sexual diversity., Marginalized memories., nuances., Nega Lú.

Abstract

The text is anchored in the debates of Contemporary Museology, and it proposes to analyze the expological and expographic conceptions of the short-term exhibition NEGA LÚ: a frenzy in damn Porto Alegre. The proposed museum experience is a product of the partnership of nuances - group for free sexual expression, which in 2021 completed 30 years working for the rights of the LGBT community in Rio Grande do Sul, with the crew of UFRGS Museology and the PPG Museology and Heritage. This initiative is part of a project contemplated in a public selection named Eu Sou Respeito, resulting from the movement led by nuances after the closure of the QueerMuseu exhibition in 2017. The article deals with the curatorial creative process, analyzing the theoretical and methodological choices that led to the elaboration of the initiative and its consequences. It is argued that museum practices are instruments to fight prejudice, discrimination and physical or symbolic violence, capable of promoting a social debate that encourages the questioning of the socially imposed normative model.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marlise Giovanaz, Curso de Museologia/UFRGS

Historiadora (UFRGS), mestre em História (UFRGS). Docente do curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS). Contato: mgiovanaz@gmail.com

Ana Carolina Gelmini de Faria, Curso de Museologia/ UFRGS e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio/ UFRGS

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do curso de bacharelado em Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade (PPGMUSPA/UFRGS). Contato: carolina.gelmini@ufrgs.br

References

BOITA, Tony. LGBTFobia Museológica: algumas reflexões sobre as estratégias simbólicas utilizadas nos museus para invisibilizar pessoas LGBT. Revista Ventilando Acervos. v. especial. n.1, p. 104-115, jul 2020.

Disponível em: https://ventilandoacervos.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Completa-v-especial-jul-2020.pdf Acesso em nov. de 2021.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Tradução e comentários de Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Armand Colin, 2013. 100p. Disponível em: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-de-Museologia.pdf Acesso em nov. de 2021.

FIDELIS, Gaudêncio. Queermuseu e o enfrentamento do fascismo e do fundamentalismo no Brasil em defesa da livre produção de conhecimento. Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 417-423, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/85261 Acesso em nov. de 2021.

G1 RS. Museu de Porto Alegre encerra exposição sobre diversidade sexual após ataques em redes sociais. G1, 10 de setembro de 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/museu-de-porto-alegre-encerra-exposicao-sobre-diversidade-apos-ataques-em-redes-socias.ghtml. Acesso em nov. de 2021.

LAMPERT, Adriana. Projetos financiados por edital da campanha Eu Sou Respeito ganham forma em Porto Alegre. Jornal do Comércio, 4 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cultura/2021/07/804379-projetos-financiados-por-edital-da-campanha-eu-sou-respeito-ganham-forma-em-porto-alegre.html. Acesso em nov. de 2021.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. MPF divulga projetos selecionados pela campanha “Eu Sou Respeito”, 2021. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-divulga-projetos-selecionados-pela-campanha-201ceu-sou-respeito201d. Acesso em nov. de 2021.

NUANCES. Nêga Lú: a bichice sem segredos. Jornal do Nuances, ano 2, n.9, 1999. p.3.

NUANCES. Nega Lu. Direção de Ana Mendes e Natália Bandeira, Porto Alegre, 2016. 1 vídeo (15min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iQM0L8gPHwg. Acesso em nov. de 2021.

OLIVEIRA, Pricila Chagas de. Uma esquina de testemunhos, um projeto de memórias: a musealização do patrimônio cultural do Bar Ocidente, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. 78p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/88674. Acesso em nov. de 2021.

PAULA, Leandro de; DOMINGUES, João. Feitos da bolha: conservadorismo e militância digital no caso Queermuseu. Revista Mídia e Cotidiano, v.14, n.3, p. 76-96, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/43158/26174. Acesso em nov. de 2021.

PEREIRA, Raquel da Silva. Responsabilidade Social na Universidade. Revista Gerenciais, São Paulo, v. 2, p. 113-125, 2003.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307791968_Responsabilidade_Social_na_universidade Acesso em nov. de 2021.

SIMÃO, Ana Margarida da Veiga; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da

Published

2022-05-17

How to Cite

Giovanaz, M., & Faria, A. C. G. de. (2022). NEGA LÚ: a frenzy in damn Porto Alegre. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(21), 92–109. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i21.41265

Issue

Section

Dossiê Museus e Museologia LGBT