As exposições curriculares no processo de curricularização da extensão universitária: um diálogo direto com a sociedade
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46621Palavras-chave:
Museologia;, Curricularização da Extensão, Exposição curricular, Universidade Federal do Rio Grande do SulResumo
O artigo reflete o papel das exposições curriculares na contemporaneidade, experiência singular na formação do(a) profissional museólogo(a) ao estimular o debate crítico-reflexivo sobre representações e demandas sociais. Na conjuntura do processo de curricularização da extensão revela-se uma atividade com alto potencial extensionista, prática que faz parte de sua essência formadora. A partir do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será examinado o viés social que as exposições curriculares têm caracterizado nessa graduação. Uma análise qualitativa de edições de exposições curriculares - derivada de diferentes papéis assumidos pela autora nesses processos, ora como docente, comissão avaliadora ou visitante -, contribui para compreender as bases que fundamentarão a destinação de parte de sua carga horária na integralização da extensão nessa graduação. Conclui que as exposições curriculares possuem inquestionável dimensão extensionista ao serem capazes de reforçar a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.
Downloads
Referências
AGÔ - PRESENÇA NEGRA EM PORTO ALEGRE: UMA TRAJETÓRIA DE RESISTÊNCIA. Catálogo da exposição curricular, Porto Alegre, 2015. 20p.
BARROSO, Gustavo. Introdução à Técnica de Museus. v.1, 2.ed. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde/ Gráfica Olímpica, 1951. 350p.
BRASIL. Lei n° 7287 de dezembro de 1984. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Museólogo, 1984.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2010-2020. Diário Oficial da União. Edição extra, página 1, seção 1, 2014.
BRASIL: VERMELHO COMO BRASA. Relatório da exposição curricular Brasil: vermelho como brasa, Porto Alegre, 2022. 108p.
BRULON, Bruno. Passagens da Museologia: a musealização como caminho. Revista Museologia e Patrimônio, 2018. p.189-210.
FARIA, Ana Carolina Gelmini de. Educar no museu: o Museu Histórico Nacional e a educação no campo dos museus (1932-1958). 2017. 292 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
FARIA, Ana Carolina Gelmini de. PIRES, Kimberly Terrany Alves; AGNES, Lourdes Maria. NÓS PODEMOS! A MULHER DA SUBMISSÃO À SUBVERSÃO: um convite ao diálogo. Revista da Extensão, n. 17, 2018. p.43-50
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre, RS: Gráfica da UFRGS, 2012, 74p. (Coleção Extensão Universitária; v.8).
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Formação profissional, 1986. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. v.1, 1.ed., São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p.224-231.
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Sistema da Museologia, 1983. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. v.1, 1.ed., São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p. 127-136.
IMENSA MENTE - CAMINHOS DA SAÚDE MENTAL: DO EXISTIR AO RESISTIR. Catálogo da exposição curricular, Porto Alegre, 2018. 20p.
LUDOLF, Dulce Cardozo. Nova Diretriz para o Museu. Anais do Museu Histórico Nacional, v. XIII. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1964. p.189-200. [Volume atribuído ao ano 1952].
NÓS PODEMOS! A MULHER DA SUBMISSÃO À SUBVERSÃO. Catálogo da exposição curricular, Porto Alegre, 2017. 32p.
NÓS PODEMOS! A MULHER DA SUBMISSÃO À SUBVERSÃO. Manual do mediador, Porto Alegre, 2017. 29p.
RÚSSIO, Waldisa Pinto. Museu: um aspecto das organizações culturais em um país em desenvolvimento, 1977. 162p. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp/SP), São Paulo, 1977.
SÁ, Ivan Coelho. História e Memória do Curso de Museologia: do MHN à UNIRIO.
Anais do Museu Histórico Nacional, v. 39. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, 2007. p. 10-48.
SANTOS, Alfredo Baduíno. A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de Educação do Brasil: dificuldades e possibilidades. 2020. 264 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época; v.11)
SOUZA, Aline Escandil de. Educação e exposição: a dimensão educativa das exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS (2011-2015). 2015, 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2015.
TIC-TAC: NAS CORDAS DO TEMPO. Catálogo da exposição curricular, Porto Alegre, 2019. 32p.
TOSTES, Gustavo Oliveira. Transformações conceituais do curso de museus - MHN e do curso de museologia - FEFIERJ/UNIRIO: Um novo olhar sobre a formação em Museologia na década de 1970. 2017. 132f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
TURMA 2014/2015. Relatório da exposição curricular AGÔ - Presença Negra em Porto Alegre: uma trajetória de resistência, Porto Alegre, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 029, de 15 de dezembro de 2021, Porto Alegre, 2021. 6f.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia. Ementário do Curso de Museologia 2021, Porto Alegre, 2022. 77p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia. Projeto Pedagógico do Curso de Museologia, Porto Alegre, 2015. 897p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia. Projeto Pedagógico do Curso de Museologia, Porto Alegre, 2019. 57p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.