As exposições curriculares no processo de curricularização da extensão universitária: um diálogo direto com a sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46621

Palavras-chave:

Museologia;, Curricularização da Extensão, Exposição curricular, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo reflete o papel das exposições curriculares na contemporaneidade, experiência singular na formação do(a) profissional museólogo(a) ao estimular o debate crítico-reflexivo sobre representações e demandas sociais. Na conjuntura do processo de curricularização da extensão revela-se uma atividade com alto potencial extensionista, prática que faz parte de sua essência formadora. A partir do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será examinado o viés social que as exposições curriculares têm caracterizado nessa graduação. Uma análise qualitativa de edições de exposições curriculares - derivada de diferentes papéis assumidos pela autora nesses processos, ora como docente, comissão avaliadora ou visitante -, contribui para compreender as bases que fundamentarão a destinação de parte de sua carga horária na integralização da extensão nessa graduação. Conclui que as exposições curriculares possuem inquestionável dimensão extensionista ao serem capazes de reforçar a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Gelmini de Faria, curso de Museologia/ UFRGS

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Contato eletrônico: carolina.gelmini@ufrgs.br

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Faria, A. C. G. de. (2023). As exposições curriculares no processo de curricularização da extensão universitária: um diálogo direto com a sociedade. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 136–163. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.46621

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil