Apresentação

Autores/as

  • Fernanda Müller Faculdade de Educação - UnB
  • Maria Leticia Barros Pedroso Nascimento Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4248

Resumen

Na década de 1990 foram consolidados novos campos de estudo da infância, além da psicologia e da própria educação, que proporcionaram outra interpretação sobre as relações sociais estabelecidas entre adultos e crianças e/ou entre os grupos de pares infantis, e que modificaram o entendimento dos processos pelos quais as crianças se apropriam dos mundos sociais nos quais vivem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Santa Maria: Educação, v. 35, n. 1, p. 39-52, jan./abr. 2010.

ALANEN, Leena. Rethinking childhood. Acta Sociologica, v. 31, n. 1, p. 53-67. Sage Publications Ltd., 1988.

BLUEBOND-LANGNER, Myra; KORBIN, Jill. Challenges and Opportunities in the Anthropology of Childhoods: an Introduction to Children, Childhoods, and Childhood Studies. American Anthropologist, v. 109, n. 2, p. 241-246, jun. 2007.

CASTRO, Lucia Rabello; KOSMINSKY, Ethel V. Childhood and its Regimes os Visibility in Brazil: an Analysis of the Contribution of the Social Sciences. Current Sociology, v. 58, n. 2, p. 206-231, mar. 2010.

COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CORSARO, William Arnold. Young children’s conception of status and role. Sociology of Education, v. 52, n. 1, p. 46-5 9, jan. 1979.

CORSARO, William Arnold. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. A qualidade na Educação Infantil, na fala das crianças. In SOUZA NETO, João Clemente de; NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. (Orgs.) Infância: violência, instituições e políticas públicas. São Paulo: Expressão e Arte, 2006. p. 73-101.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. São Paulo: Cortez, 2008.

CURRENT Sociology. Journal of the International Sociological Association ”“ ISA. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore and Washington DC, Sage, v. 58, n. 2, mar. 2010.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. São Paulo: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 35, n. 125, p. 161-179, 2005.

FARIA, Ana Lucia Goulart de; MELLO, Suely (Orgs.) Territórios da Infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2008.

FARIA, Ana Lucia Goulart de. O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.

GOUVEA, Maria Cristina; SARMENTO, Manuel Jacinto. Estudos da Infância. Petrópolis: Vozes, 2008.

HARDMAN, Charlotte. Can there be an Anthropology of Children? Childhood. v. 8 (4): 501 SAGE ”“ nov. 1, 2001. Originalmente publicado em Journal of the Anthropological Society of Oxford. v. IV, n. 2, p. 85-99, 1973.

HONIG, Michael-Sebastian. How is the Child constituted in Childhood studies? In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William; HONIG, Michael-Sebastian. The Palgrave Handbook of Childhood Studies. Palgrave Macmillan, 2009. p. 62-77.

JAMES, Allison; JAMES, Adrian. Key concepts in childhood studies. London: Sage, 2008.

JENKS, Chris. (Ed) The sociology of childhood: Essential Readings. London: Batsford, 1982.

JOBIM E SOUZA, Solange. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel. (Orgs.) Infância: Fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. p. 39-55.

MAYALL, Berry. Towards a sociology for childhood: thinking from children’s lives. Maidenhead: Open University Press, 2002.

NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Infância e Sociologia da Infância: entre a invisibilidade e a voz. Relatório Científico. São Paulo: Feusp/CNPq, 2013.

PROUT, Alan; JAMES, Allison. A new paradigm for the sociology of childhood? Provenance, promise and problems. In: JAMES, Allison; PROUT, Alan. Constructing and reconstructing childhood. London: Falmer Press, 2. ed., p. 7-33, 1999.

PROUT, Alan. The future of childhood. New York/London: RoutledgeFalmer, 2005.

QVORTRUP, Jens. Introduction to Sociology of Childhood. International Journal of Sociology, v. 17, n. 3, p. 3-37, special issue: The Sociology of Childhood, outono, 1987.

QVORTRUP, Jens. Sociology of Childhood: Conceptual Liberation of Children. In: MOURITSEN, Fleming; QVORTRUP, Jens. (Eds.) Childhood and Children’s Culture. Odense: Odense University Press, 2002. p. 43-78.

RASMUSSEN, Kim. Places for Children ”“ Children’s Places. Childhood, v. 11, n. 2, p. 155-173, maio 2004.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Campinas: Unicamp, 1999. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação: para quem? Ciência e Cultura, Campinas, v. 12, n. 28, p. 1467-1470, dez. 1976.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 265-283, abr. 2002.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.) Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004. p. 9-34.

SILVA, Isabel de Oliveira; LUZ, Iza Rodrigues; FARIA FILHO, Luciano Mendes. Grupos de pesquisa sobre infância, criança e Educação Infantil no Brasil: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 84-97, jan./abr. 2010.

SGRITTA, Giovanni B. Childhood, normalization and project. International Journal of Sociology, v. 17, n. 3, p. 38-57, special issue: ‘The Sociology of Childhood’, outono 1987.

Publicado

2014-05-09

Cómo citar

Müller, F., & Nascimento, M. L. B. P. (2014). Apresentação. Linhas Críticas, 20(41), 11–22. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4248

Número

Sección

Dossiê 2014 - Estudos da Infância