O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização

Autores/as

  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo - USP
  • Renato de Sousa Porto Gilioli Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3216

Palabras clave:

Educação superior;, Acesso;, Permanência;, Prouni

Resumen

O objetivo do artigo é discutir a relação entre governo e associações das mantenedoras de ensino superior no processo de elaboração, modificação e aprovação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que integra a Reforma Universitária do governo Lula. As alterações incorporadas representaram, sobretudo, concessões ao lobby das instituições de ensino superior do setor privado, que obteve quase todas as suas reivindicações. Nesse contexto, o Prouni pode ser caracterizado como voltado a promover o acesso e não a permanência de estudantes de baixa renda ao nível superior. O Programa oferece uma cidadania de segunda classe aos bolsistas, abandona-os à iniciativa privada, amplia o poder das IES do setor e as salva do crônico problema da evasão de alunos.

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Biografía del autor/a

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP, 1992). Professor da Faculdade de Educação (FE) e Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP. Pesquisador do CNPq (amcatani@usp.br).

Renato de Sousa Porto Gilioli, Universidade de São Paulo - USP

Mestre e doutorando na FE-USP e historiador (resopogi@uol.com.br).

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Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Catani, A. M., & Gilioli, R. de S. P. (2005). O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização. Linhas Críticas, 11(20), 55–68. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3216

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