O desafio da aprendizagem em ambientes virtuais: quando as ações no tempo espaço são orientadas pelo sujeito
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3205Palabras clave:
Ação orientada;, Espaço/tempo;, Ambientes virtuais de aprendizagem;, DislexiasResumen
Esta reflexão esclarece que as dificuldades de aprendizagem ou dislexias podem ser amenizadas quando mediadas pela tecnologia em ambientes virtuais. A dificuldade que, muitas vezes, alunos e professores têm para se auto-organizarem no tempo/espaço do conhecimento, resgatarem sua autonomia, superarem-se, precisa ser vista como desafio, visto que a ciência, por meio das teorias da enação, da auto-organização e da complexidade, ao interpretar o sujeito como co-participante da natureza, já o incluiu, e, com isso, vem contribuindo na superação do problema. Sobretudo, as pesquisas da neurociência têm demonstrado que a cognição está envolvida na consciência e no mundo das experiências, simultaneamente. Essa constatação sugere que problemas marcadamente biológicos interferem tanto no aspecto psíquico quanto no aspecto cósmico, através das relações planetárias que os indivíduos estabelecem mutuamente.
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