Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2834Palabras clave:
Educação musical;, Aceitação musical;, Rejeição musical;, Ensino de música na escolaResumen
Este artigo propôs-se a analisar a aceitação ou a rejeição da educação musical na escola regular por alunos, professores, direção e comunidade. Tendo em vista a importância do ensino da música na escola, embora esteja havendo seu gradativo desaparecimento, analisa-se a sua aceitação ou rejeição, levando-se em conta os dados de pesquisas realizadas no município do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Os resultados apontaram que a disciplina na escola regular é rejeitada por ser considerada como complementar, supérflua, "ornamental" e isolada do resto do currículo, enquanto a aceitação é razoável nas quatro primeiras séries, pois todos a consideram como "uma brincadeira". Outros aspectos tais como causas da rejeição, referentes à metodologia usada e ao "barulho" produzido na aula de música são também estudados nesta pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.