Vozes de mulheres migrantes e experts sobre programas educativos na Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202451101

Palavras-chave:

Programas educativos, Mulheres migrantes, Educação não-formal

Resumo

Este artigo objetiva discutir acerca dos programas educativos de instituições voltados à formação da mulher migrante a partir das vozes de mulheres migrantes e experts em Sevilha. Desde o enfoque qualitativo, foram realizadas 18 entrevistas. Os resultados foram submetidos à interpretação hermenêutica e discutidos a partir da base de análise interseccional que considera diferentes eixos de desigualdade. Como considerações têm-se que os programas educativos oferecem formação e acolhimento, porém enfatizam uma formação vinculada a ocupações estigmatizadas de subemprego, com algumas exceções. Concomitantemente, se apresentam como espaços de integração, inclusão e intercâmbio.

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Biografia do Autor

Maria dos Remédios Rodrigues, Universidad de Sevilla, Sevilla, ES, Espanha

Doutora em educação pela Universidade de Sevilha (2023). Professora Formadora da Subsecretaria de Formação dos Profissionais da Educação do Distrito Federal. Integrante do grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp) e do grupo Narrativas Migrantes: formação, identidade e reinvenção de si. E-mail: mariarigues@gmail.com

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Publicado

16.10.2024

Como Citar

Rodrigues, M. dos R. (2024). Vozes de mulheres migrantes e experts sobre programas educativos na Espanha. Linhas Crí­ticas, 30, e51101. https://doi.org/10.26512/lc30202451101

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