A teoria histórico-cultural e a dialética inclusão/exclusão nas instituições de ensino

Autores

  • Candice Lima Faculdade Araguaia, Goiânia - GO
  • Mercedes Cupolillo Instituto Heloisa Marinho, Niterói - RJ; Faculdade Paraíso (RJ);Universidade da Zona Oeste (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3324

Palavras-chave:

Teoria histórico-cultural;, Inclusão;, Diversidade;, Comunicação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de inclusão/exclusão escolar a partir da perspectiva histórico-cultural. Nessa perspectiva discutimos a inclusão como um processo dialético que acontece nos indivíduos envolvidos nos contextos educacionais, por meio de relações intersubjetivas. Complexo e contraditório, o processo de inclusão não está limitado à visão da deficiência, mas estende-se a todos os membros dos grupos a que o indivíduo pertence, promovendo práticas pedagógicas e sociais para atender a diversidade humana. Nessa proposta, a comunicação dialógica entre professor e aluno é o ponto fundamental para que este se constitua como sujeito no seu processo de conhecimento, sentindo-se incluído nas relações sociais e humanas.

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Biografia do Autor

Candice Lima, Faculdade Araguaia, Goiânia - GO

Graduada em Psicologia e Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Católica de Goiás. Professora na Faculdade Araguaia, Goiânia - GO

Mercedes Cupolillo, Instituto Heloisa Marinho, Niterói - RJ; Faculdade Paraíso (RJ);Universidade da Zona Oeste (RJ)

Graduada em Psicologia e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Dundee (Escócia, 1993). Psicóloga e pesquisadora do Instituto Heloisa Marinho, Niterói - RJ. Professora da Faculdade Paraíso (RJ) e Universidade da Zona Oeste (RJ).

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Publicado

30.06.2007

Como Citar

Lima, C., & Cupolillo, M. (2007). A teoria histórico-cultural e a dialética inclusão/exclusão nas instituições de ensino. Linhas Crí­ticas, 12(23), 263–278. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3324

Edição

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