Raça e racismo como conceitos jurídicos de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v10i1.51527

Palavras-chave:

Raça, Racismo, Resistência, Linguagem jurídica, performatividade

Resumo

A proposta deste verbete é a de pensar os termos raça e racismo como conceitos jurídicos, mas, mais do que isto, como termos de resistência dentro do Direito. Para tanto, utiliza dos sentidos produzidos por intelectuais negras/os ao longo da história que ressignificaram a noção de raça – e, ao seu lado, deram também sentido à noção de racismo – deslocando-a de uma descrição biológica para uma significação de processos, práticas, condutas, construções e discursos sociais a respeito dos sujeitos e grupos e que cria “status” e “lugares sociais” em uma dinâmica social de hierarquia e hegemonia branca. O objetivo é utilizar a linguagem jurídica a partir de uma noção de que ela é performativa e que, assim, ela exige compromissos éticos em seu uso e esse compromisso inclui, aqui, usar os conceitos produzidos pelo e dentro do(s) movimento(s) negro(s) conceituação para possibilitar a elaboração dos conceitos jurídicos que sejam conceitos e instrumentos de resistência.

Biografia do Autor

Camilla Magalhães Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Direito, Estado e Constituição (UnB). Professora Adjunta de Direito Penal e Criminologia da Faculdade Nacional de Direito - Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Co-líder do Corpografias - Grupo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Direito.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. 1. ed. Editora Jandaíra. São Paulo, 2021.

ARCANJO, Géssica Priscila da Silva. Entre os afetos e as decisões judiciais: um estudo da comoção no caso Miguel Otávio. Brasília: Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Universidade de Brasília, 2023.

AUSTIN, John L. How to do things with words. 2. ed. Harvard: Harvard University Press, 1975.

BERTÚLIO, Dora Lúcia de Lima. Direito e relações raciais: uma introdução crítica ao racismo. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2019.

BRITO, Ciro de Souza; OLIVEIRA, Emília Joana Viana; FIRMINO, Inara Flora Cipriano, GOMES, Rodrigo Portela Gomes. Dossiê “Direito e relações raciais”, InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/announcement/view/687. Acesso em: 28 de novembro de 2023.

BUTLER, Judith Excitable Speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. Dispositivo de Racialidade: Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

FIRMINO, Inara Flora Cipriano. Estudos da teoria crítica racial (critical race theory): seletividade do sistema penal e a subalternização da população negra. Ribeirão Preto: Faculdade de (Monografia) Direito da Universidade de São Paulo, 2016.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul.-set. 2012

GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

MOREIRA, Adilson José; ALMEIDA, Philippe Oliveira de; CORBO, Wallace. Manual de educação jurídica antirracista. 1. ed. São Paulo: Contracorrente, 2022.

MORRISON, Toni. Nobel Lecture. Disponível em https://www.nobelprize.org/prizes/literature/1993/morrison/lecture/. Acesso em: 28 de novembro de 2023.

SÁ, Gabriela Barretto de. Direito à memória e ancestralidade: Escrevivências amefricanas de mulheres escravizadas. Brasília: Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Direito da Universidade de Brasília, 2020.

SANT’ANNA VAZ, Lívia; RAMOS, Chiara. A justiça é uma mulher negra. Belo Horizonte: Casa do Direito, 2021.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do ser negro: um percurso das ideis que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; Rio de Janeiro: Pallas, 2002.

SILVA, Caroline Lyrio. PIRES, Thula Rafaela. TEORIA CRÍTICA DA RAÇA como referencial teórico necessário para pensar a relação entre direito e racismo no Brasil. In: CONPEDI/UFS. (Org.). Direitos dos conhecimentos. 1. ed. Florianópolis: CONPEDI, 2015, p. 01-24.

SILVA, Fernanda Lima da; GOMES, Rodrigo Portela; DEUS, Maíra Brito de. (Sobre)vivências negras: desafios da cidadania diante da violência. Revista Direito e Práxis, v. 12, n. 1, p. 580-607, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/56991/37085. Acesso em: 28 de novembro de 2023.

Downloads

Publicado

31.01.2024

Como Citar

MAGALHÃES GOMES, Camilla. Raça e racismo como conceitos jurídicos de resistência. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 10, n. 1, p. 697–708, 2024. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v10i1.51527. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/51527. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.