Organização tópica e sumarização do texto: estratégia para ensino de leitura

Autores

  • Clemilton Lopes Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.588

Palavras-chave:

Ensino; Leitura;, Tópico Discursivo;, Sumarização

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a topicalidade, um princípio organizador do texto, como um pressuposto para a realização de atividades de leitura. Propõe-se que o exercício de análise da organização tópica possibilita o desenvolvimento da habilidade de sumarização das informações, já que envolve, necessariamente, o processo de abstração dessas informações em macroproposições semânticas. A atividade de sumarização/resumo do texto pelo viés da sua organização tópica se reverte, portanto, em uma estratégia de ensino de leitura, concebida como processo estratégico e interativo de construção de sentido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Referências

BROWN, Gillian; YULE, George. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

GOODMAN, Kenneth. Unity in reading. In: SINGER H.; RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.

______. The reading process. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. (Eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

GOUGH, Philip B. One second of reading. In: KAVANAGH, J. F.; MATTINGLY, I. G. (Orgs.). Language by ear and by eye. Cambridge: MIT Press, 1972.

______. One second of reading. In: SINGER H.; RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.

JUBRAN, Clélia C. A. S. et al. Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do português falado, v. II. Campinas/SP: UNICAMP, São Paulo: FAPESP, 1992.

PERELMAN DE SOLARZ, Flora. La Construccion del resumen. Lectura y Vida, ano 15, n. 3, p. 28-46, Buenos Aires, IRA, 1994.

PINHEIRO, Clemilton Lopes. A prática do resumo no contexto universitário. Athos & Ethos, v. 1, Patrocício-MG, Faculdade do Patrocínio, p. 117-140, 2001.

______. Organização tópica na fala e na escrita. In: SOARES, M. E. (Org.). Pesquisas em lingüística: descrição, aplicação, ensino. Fortaleza: PPGL-UFC/GELNE, 2006.

RUMELHART, David E. Toward an interactive model of reading. In: DORNIC, S. Attention and performance VI.Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1977.

______. Toward an interactive model of reading. In: SINGER, H; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading.3rd ed. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.

SOUSA E SILVA, Maria Cecília P. A tarefa de sumarização num contexto mais amplo de produção escrita. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÃSTICA APLICADA. Anais, Campinas, UNICAMP, 1985.

VAN DIJK, Teun A. La ciencia del texto. Barcelona: Paidós, 1978.

Downloads

Publicado

2011-04-10

Como Citar

Pinheiro, C. L. (2011). Organização tópica e sumarização do texto: estratégia para ensino de leitura. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(1), 49. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.588

Edição

Seção

Artigos