Concepções de adultos recém-escolarizados sobre escrita e letramento
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25029Mots-clés :
letramento, oralidade, escrita, adultosRésumé
Nesta pesquisa, realizada com recém-escolarizados do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscamos investigar o valor atribuído à cultura da escrita. Desse modo, a questão principal de investigação é: que concepções os egressos da Educação de Jovens e Adultos têm sobre a escrita? Essa é uma questão relevante, pois é importante compreender o ponto de vista desses adultos sobre o cotidiano na sociedade letrada e a avaliação que fazem quanto ao impacto dos estudos no programa educacional em suas práticas sociais. Para tanto, empregamos como encaminhamento metodológico a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro pessoas que frequentaram essa modalidade escolar, e na análise textual discursiva, elencamos os dados em categorias. Como fundamento teórico, consideramos os Estudos do Letramento. Enfim, destacamos os benefícios que os participantes atribuem à s suas práticas sociais a partir do aprendizado ou do aprimoramento da linguagem escrita. Por meio desta discussão, pretendemos contribuir para que os estudantes da EJA sejam compreendidos por pesquisadores e educadores, motivando intervenções que favoreçam esse público.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 1996.
BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Presidênia da República. Casa Civil. Subchefia para Assunto Jurídicos, 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 18 jul. 2018.
CORREA, Manoel. L. G. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de Português. In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2001. P. 135-166.
FERREIRA, P. Taxa de analfabetismo tem leve queda, mas país ainda está longe de cumprir meta do PNE. In: O Globo. Rio de Janeiro: Infoglobo Comunicação e Participações S.A., 2017. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-ainda-tem-118-milhoes-de-analfabetos-segundo-ibge-22211755>. Acesso em: 18 jul. 2018.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. Campinas: Martins Fontes, 2001.
KLEIMAN, Angela B. O que é letramento?Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008.P. 15-64.
MARCUSCHI, Luiz. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo, Editora Cortez, 2001.
MATTENCIO, Maria L. M. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre o letramento.In: KLEIMAN, Angela B. (Org). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 239-266.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: UNIJUÃ, 2011.
OLIVEIRA, Marta. K. Letramento, cultura e modalidades do pensamento. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 147-160.
PARANÁ. Diretrizes curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: SEED, 2006. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_eja.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2017.
RAMA, Ángel. A cidade das letras. Tradução de Emir Sader. São Paulo: Boitempo, 2015.
RATTO, Ivani. Ação política: fator de constituição do letramento do analfabeto adulto.In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 267-290.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SIGNORINI, Inês. Letramento e (in)flexibilidade comunicativa. In: KLEIMAN, Angela B. (Org). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p.161-200.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
STREET, Brian. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
TFOUNI, Leda.V. Letramento e alfabetização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.