O vídeo-digital em uma proposta de leitura em língua materna sob um enfoque discursivo
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.19937Palavras-chave:
leitura discursiva, ensino de língua materna, vídeos digitaisResumo
Considerando o impacto das tecnologias digitais em práticas de leitura, apresentaremos uma abordagem discursiva de um vídeo disponibilizado no sítio eletrônico de Veja a respeito da cobertura da morte de Eduardo Campos. Na prática de leitura implementada, vale destacar que o vídeo nos permitiu problematizar alguns aspectos: (i) o efeito de evidência produzido pelo/no jornalismo eletrônico como modalidade na qual a informação é sintética e capaz de atingir sujeitos-leitores em larga escala; (ii) o processo de textualização do vídeo que se constitui não por um registro de uma série de ações, mas sim a partir da combinação de cenas congeladas do velório que organizam relações de contradições em torno do visível (cenas do velório) e do dito.
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