Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v15i1.1424Palabras clave:
Discurso;, Poder;, Comunidade de Prática;, Formação de professor;, Tecnologia;, Discourse;, Power;, Community of Practice;, Teacher formation;, TechnologyResumen
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes a discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma Comunidade de Prática em um ambiente virtual, tendo em vista a transitoriedade, a complexidade e a dinamicidade do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que apresentou como procedimento metodológico um estudo de caso envolvendo dois professores em formação e uma professora formadora. Os resultados evidenciam posicionamentos de poder nas interações dos participantes, o que justifica a necessidade de abordagem temática desse complexo processo de (re)construção identitária nos cursos de graduação, de forma a contribuir de maneira mais significativa com a formação reflexiva e identitária dos futuros profissionais do curso de Letras.
Palavras-chave: Discurso. Poder. Comunidade de Prática. Formação de professor. Tecnologia.
Abstract
This article aims to address issues of discourse and power relations in the (re) construction of the professional identity of language teachers in a community of practice in a virtual environment, considering the transience, complexity and dynamics of the investigated object. This is a qualitative ethnographic research study, which presents the methodological approach of a case study involving two student teachers and a teacher educator. The results show power positions in the interactions of the participants, which justifies the need for a thematic approach to this complex process of (re) construction of identity in undergraduate courses in order to more significantly contribute to the reflective and identity formation of future professionals in Modern Languages and Literature Courses.
Keywords: Discourse. Power. Community of Practice. Teacher formation. Technology.
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