Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa

Autores

  • Raquel Gamero Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1413

Palavras-chave:

Identidades;, Representações;, Educação de professores

Resumo

Resumo

Com base na compreensão da educação continuada de professores de línguas como um espaço propício para a (re)construção contínua de saberes relacionados ao trabalho docente e para (res)significação de suas representações sociais, neste trabalho temos por objetivos analisar representações dos professores envolvidos em um curso de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias no ensino de inglês na Educação Básica e investigar indícios de (re)constituição identitária presentes em textos escritos (relatos de experiência). Neste trabalho são analisados os elementos contextuais mais emergentes, o levantamento do conteúdo temático (BULEA, 2010) e alguns elementos linguísticos que se sobressaem nos dados (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). Os resultados indicam as dificuldades dos professores em relação ao uso de ferramentas tecnológicas bem como as percepções desses participantes em relação à proposta de formação continuada e do impacto dessa formação em seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Identidades. Representações. Educação de professores.

 

Abstract

Continuing teacher education can be seen as a favorable space for teachers to (re)construct teaching-related knowledge and to (re)signify their social representations. Drawing from that, in this article, we aim to analyze teachers’ representations of new technologies during their engagement in a continuing education course for the teaching of English for basic education and to investigate traces of their identity (re)constitution present in written texts (experience reports). Hence, in this paper, we analyze the contextual elements, the themes (BULEA, 2010) and some linguistic elements emerging from the data (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009).  The results point at teachers’ difficulties to deal with technological tools as well as their perceptions upon the continuing education proposal and its impact in their professional development.

Keywords: Identity. Representations. Teacher education.

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Biografia do Autor

Raquel Gamero, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora assistente no Centro de Letras, Comunicação e Artes do Campus de Cornélio Procópio. Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Recebeu bolsa-sanduíche CAPES para realização de parte de sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra em 1999/2000. Tem estágio de Pós-Doutorado (2007-2008) no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e do PPG em Estudos Linguísticos da UFMG em 2012. Teve bolsa da CAPES/FULBRIGHT como professora pesquisadora na Universidade da Califórnia, campus de Santa Barbara, de outubro a dezembro de 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de língua estrangeira e estudos de produção textual. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de 2008 a fevereiro de 2013. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

Gamero, R., & Cristovão, V. L. L. (2016). Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 14(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1413

Edição

Seção

Artigos