Crenças de professores recém-formados sobre a avaliação em língua estrangeira (inglês): da elicitação à conscientização

Autores

  • Luís Otávio Batista Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1229

Palavras-chave:

Crenças;, Avaliação;, Língua estrangeira;, Formação de professores;, Reflexão

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados de um estudo sobre crenças de professores recém-formados em língua inglesa em serviço. O estudo focou mais especificamente na conscientização de suas crenças sobre a avaliação em língua estrangeira. Por essa razão, a base teórica sustenta-se, principalmente, em estudos realizados por Barcelos (2004; 2007) e Scaramucci (1993; 2003; 2006). Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas em um curso desenhado de acordo com o paradigma reflexivo (DEWEY, 1933; GIMENEZ, 1999; SCHÖN, 1983; WALLACE, 1991) e os instrumentos de pesquisa usados foram diários reflexivos, sessões reflexivas e um questionário. Os resultados indicaram que: 1) os professores se deram conta de suas crenças sobre a avaliação quando estas foram elicitadas; 2) eles também perceberam que tais crenças afetavam negativamente suas práticas avaliativas em suas salas de aula.

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Biografia do Autor

Luís Otávio Batista, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor de Língua Inglesa e  Estágio Supervisionado de Língua Inglesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2014-06-19

Como Citar

Batista, L. O. (2014). Crenças de professores recém-formados sobre a avaliação em língua estrangeira (inglês): da elicitação à conscientização. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1229

Edição

Seção

Artigos