Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1168Mots-clés :
Discurso;, Reflexão crítica;, Formação de professores;, TIC;, Tecnologia;, Língua estrangeiraRésumé
Este trabalho se insere no contexto de educação em ambiente virtual e tem o objetivo de investigar os indícios dos processos reflexivos e odesenvolvimento desses processos em um blog colaborativo educacional. Os participantes que compuseram, durante seis meses, a comunidade discursiva são alunos do curso de Letras Português/Inglês de quatro universidades brasileiras. Com base nas interações ocorridas no e por causa do blog, analisamos os processos reflexivos desses participantes. O trabalho contou com suporte teórico em Smyth (1992) e Zeichner (1994), no que tange à reflexão crítica; em Gomes (1995), Lanza (2007) e Rodrigues (2008), no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual e em blogs. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: 1) quais os possíveis indícios de processos reflexivos podem ser observados nas interações entre os participantes? e 2) de que forma o grupo procurou construir processos reflexivos nesse ambiente virtual? O percurso teórico-metodológico utilizado foi interpretativista (ERICKSON,1986/1990). Os resultados evidenciaram reflexões ingênuas apresentadas pelos estudantes que não questionam os efeitos ideológicos dos próprios discursos.
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