Dimensão crítica e design de material didático no contexto dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: o caso do inglês
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9201Mots-clés :
Pedagogia crítica, Pedagogia pós-método, Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo, Material didático, InglêsRésumé
Investigamos o material didático do curso de inglês dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL), buscando perceber indícios que apontem para a presença de uma dimensão crítica em seu design. Nossa análise, embasada em aspectos da Pedagogia Crítica e da Pedagogia Pós-método, orientou-se a partir de 3 eixos fundamentais: a temática central das unidades; a utilização dos códigos; e a maneira como esses códigos são explorados. Percebemos que o material didático parece não se alinhar com uma perspectiva crítica, assumindo um currículo oculto de não questionamento do status quo e concebendo língua e seu contexto de ensino e aprendizagem como algo desconectado de questões político-sociais. O material didático parece-nos, dessa forma, não contribuir para o estabelecimento de uma proposta pedagógica comprometida com a formação cidadã de seus alunos e alunas, aprendizes dos CEL. Compreendemos que os resultados de nossa análise poderão servir como referência para a produção de material didático em que se considere a dimensão crítica em seu design, seja para o inglês, seja para os outros idiomas ofertados pelo Centro de Estudos de Línguas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.